Erro Dansguardian com Squid3
- 
 Senhores, Estou fazendo uns testes com pfsense embarcado, não sei é um erro acontece em um pc. É entre o dansguardian e squid3. Primeiro fiz a instalação do squid3, depois instalei o dansguardian, só que ele ao instala o squid2 automaticamente 
 conforme mostra o código abaixo.Beginning package installation for Dansguardian... Downloading package configuration file... done. Saving updated package information... done. Downloading Dansguardian and its dependencies... Checking for package installation... Downloading http://e-sac.siteseguro.ws/packages/8/All/dansguardian-2.12.0.0.tbz ... (extracting) Downloading http://e-sac.siteseguro.ws/packages/8/All/pkg-config-0.25_1.tbz ... (extracting) Downloading http://e-sac.siteseguro.ws/packages/8/All/pcre-8.21.tbz ... (extracting) Downloading http://e-sac.siteseguro.ws/packages/8/All/libltdl-2.4_1.tbz ... (extracting) Downloading http://e-sac.siteseguro.ws/packages/8/All/squid-2.7.9_1.tbz ... (extracting) .... .... ....Depois de instalar "todos" os pacotes de dependencia.. ocorrer um erro .. 
 e não cria o atalho na GUI.Installation of FAILED! Somente ele cria o atalho no GUI se reinstalar o pacote dansguardian novamente. Os pacotes são instalados veja que tem squid2 e squid3 $ pkg_info 
 arc-5.21p Create & extract files from DOS .ARC files
 arj-3.10.22_4 Open-source ARJ
 ca_root_nss-3.13.3 The root certificate bundle from the Mozilla Project
 clamav-0.97.3_1 Command line virus scanner written entirely in C
 cyrus-sasl-2.1.25_1 RFC 2222 SASL (Simple Authentication and Security Layer)
 dansguardian-2.12.0.0 A fast, feature-rich web content filter for Squid proxy ser
 db41-4.1.25_4 The Berkeley DB package, revision 4.1
 lha-1.14i_6 Archive files using LZSS and Huffman compression (.lzh file
 libiconv-1.13.1_1 A character set conversion library
 libltdl-2.4_1 System independent dlopen wrapper
 openldap-sasl-client-2.4.26 Open source LDAP client implementation with SASL2 support
 pcre-8.21 Perl Compatible Regular Expressions library
 perl-5.12.4_3 Practical Extraction and Report Language
 pkg-config-0.25_1 A utility to retrieve information about installed libraries
 squid-2.7.9_1 HTTP Caching Proxy
 squid-3.1.19 HTTP Caching Proxy
 unzoo-4.4_2 A zoo archive extractorTentei desinstalar o squid2 e diz que é requisito pkg_delete: package 'squid-2.7.9_1' is required by these other packages and may not be deinstalled: dansguardian-2.12.0.0A duvida é.. o mesmo só funciona com squid2 ou realmente é bug entre o pacote e squid3 instalado ? 
- 
 mantunespb, A sequencia de instalação e atualização é: - 
dansguardian 
- 
squid3 
 Não clique em qualquer alert que apareca log após a instalação, isto vai causar um reload da tela e mensagens de erro ao (re)instalar pacote. att, 
 Marcello Coutinho
- 
- 
 Marcelo, Se eu instalar o dansguadian primeiro, ele vai instalar o squid2 de qualquer feito.. você não acha 
 que dar no mesmo ?? pq ele baixa o squid2 se ja tenho instalado o squid3 ?
- 
 Os binários ficam na mesma pasta. Instalar o dansguardian depois vai substituir o squid3 pelo squid2 
- 
 Marcelo, Então é bug mesmo ?? 
- 
 Então é bug mesmo ?? Seqüência de instalação não é bug. Primeiro se entra no carro para depois ligar o motor, simples assim. ;) 
- 
 Então é bug mesmo ?? Seqüência de instalação não é bug. Primeiro se entra no carro para depois ligar o motor, simples assim. ;) Desculpe, mas Vou discordar de você.. o squid neste seu exemplo é o carro, já que para o dansguarrdian funcionar 
 é pré-requisito ter ele, sem o squid o mesmo não funciona.Porem que se eu quero usar dansguardian como squid3 ? como mantunespb mencionou ele não deixa 
 desinstalar o squid2, e se tiver o squid3, ele instala os dois.Neste caso sim é bug na instalação do dansguadian em aceitar somente o squid2, ou então ele não pode 
 ser usando junto com squid3.caso possa, Vc não acha que deveria ter uma verificação no pacote do dansguadian para que se o squid3 estiver instalado 
 ele não instalar.. isso como é feito no squid2 ?
- 
 Você confundiu o conceito novamente. O squid2 é dependência do dansguardian e não bug do dansguardian. A seqüência de instalação garante todas as dependências e um ambiente 100% funcional. 
- 
 Você confundiu o conceito novamente. O squid2 é dependência do dansguardian e não bug do dansguardian. A seqüência de instalação garante todas as dependências e um ambiente 100% funcional. Eu entendi que é um bug do pacote dansguadian para o pfsense que só instala com squid2. Nao 
 eh do dansguadian em si.
- 
 Dependência é muito diferente de bug. Se eu tivesse compilado o dansguardian para o squid3, o problema seria usa-lo com o squid2. Sigam a seqüência de instalação ou compilem o dansguardian com o squid3. O squidguard depende do squid2 e nem por isso esta bugado. Outro ponto importante para o sysadmin é saber usar as opções do comando. O pkg_add ou pkg_del com o parâmetro-f instala e remove pacotes independente das dependências. resumindo: Não é bug. 
- 
 Entendido. Bastava dizer isso desde o seu primeiro post que o pacote do dansguardian foi copilado junto com squid2. 
- 
 Entendido. Bastava dizer isso desde o seu primeiro post que o pacote do dansguardian foi copilado junto com squid2. Eu disse :) "…O squid2 é dependência do dansguardian..." significa exatamente isso. Não dá para compilar um programa/pacote sem atender as dependências. 
- 
 Entendido. Bastava dizer isso desde o seu primeiro post que o pacote do dansguardian foi copilado junto com squid2. Eu disse :) "…O squid2 é dependência do dansguardian..." significa exatamente isso. Não dá para compilar um programa/pacote sem atender as dependências. Marcelo, Não existe uma maneira de vc compilar um pacote junto com o squid3 ?? 
- 
 Não existe uma maneira de vc compilar um pacote junto com o squid3 ?? Nos testes que fiz, o dansguardian começa a gerar erros aleatórios de bad alloc e o processo morre. 
- 
 Alguem pode me ajudar eu instalei o dansguardian e depois o squid3 e quando vou ativar o squid3 da esse erro Fatal error: Cannot use string offset as an array in /usr/local/pkg/squid.inc on line 1378 alguem pode me ajudar? 
- 
 Atualiza a tela denovo e salva as configurações. vou revisar o código quando não existe configuração salva. att, 
 Marcello Coutinho