[OFF] Sobre servidor storage (virtualização)
-
Sou novo nesse negocio de virtualização,
Estou querendo virtualizar maquinas aqui na empresa (meus servidores de banco de dados, arquivos e aplicação), já tenho uma para fazer a virtualização!
Dell T410 (2 processadores xeon), 16gb memoria, fonte redundante…
Só que to na duvida, vou usar o XenServer, dai eu tenho a opção de fazer o Storage no próprio servidor ou em outro!Tenho dois cenários possíveis:
Cenário 1:
O Dell já tem 1 HD vou usar ele para instalar o xenserver e adicionar mais 2hds de 2Tb com raid 1 fazendo com que a maquina seja o próprio storage!Cenário 2:
Tava pensado em comprar um desses: http://www.macone.com.br/ecommerce_site/produto_128196_2467_HP-Servidor-Mini-HP-N36L-NHP-AUS-Server-com-Processador-AMD-Athlon-II-Dual-Core-de-1-3GHz-cache-de-2MB-1GB-DDR3-160GB-Gigabit-10-100-1000-Mb
Dai eu instalava o Openfiler ou Freenas e usava com Storage adicionando 2hds de 2Tb com raid 1.Porem não sei se o desempenho vai cair usando um storage de rede ao invés de comprar os HDs e colocar no proprio servidor. O que acham?
Vocês tem alguma ideia diferente?Grato!
-
Na minha opinião, eu não usaria o pfSense e Storage no mesmo equipamento. Se entendi direito o que você quis dizer, prefiro o cenário 2: pfSense no Dell e Storage no HP.
Se bem que o hardware deste Dell, pelas especificações que você passou, dependendo do tamanho da sua rede, pacotes instalados no pfSense etc, vai sobrar. E muito, só para o pfSense. A questão é: você precisa de tanto poder assim para o pfSense? -
Na minha opinião, eu não usaria o pfSense e Storage no mesmo equipamento. Se entendi direito o que você quis dizer, prefiro o cenário 2: pfSense no Dell e Storage no HP.
Se bem que o hardware deste Dell, pelas especificações que você passou, dependendo do tamanho da sua rede, pacotes instalados no pfSense etc, vai sobrar. E muito, só para o pfSense. A questão é: você precisa de tanto poder assim para o pfSense?Acho que não especifiquei Não vou virtualizar o pfSense!
Vou virtualizar outros servidores (o banco de dados, servidor de arquivos e servidor de aplicação) aqui, na verdade acho q por segurança e melhor ter o pfSense em um servidor separado!(Foi ate em engraçado vc perguntar pq eu preciso de tanto poder para o pfSense pq hoje aqui ele ta rodando num athlon daqueles antigos com 512MB ram e ta super rápido kkkkkk)
Mas e agora qual dos cenários vocês recomendam!?
[]´s
-
Acho que não especifiquei Não vou virtualizar o pfSense!
Vou virtualizar outros servidores (o banco de dados, servidor de arquivos e servidor de aplicação) aqui, na verdade acho q por segurança e melhor ter o pfSense em um servidor separado!(Foi ate em engraçado vc perguntar pq eu preciso de tanto poder para o pfSense pq hoje aqui ele ta rodando num athlon daqueles antigos com 512MB ram e ta super rápido kkkkkk)
Mas e agora qual dos cenários vocês recomendam!?
[]´s
Eu também já rodei o pfSense num Athlon daqueles velhos: Athlon XP 1700+ "Thoroughbred A/B" @ 600 mhz (fixo 6x/fsb 100) com 1 Gb de memória e HD Maxtor de 20G com 4 anos de vida (o Squid matou o HD após 1 ano de uso a mais). ;D
Agora pergunto: este é um forum sobre virtualização de banco de dados, servidor de arquivos e servidor de aplicação, que não seja o pfSense?
Seja como for, eu deixaria o Storage separado do resto. :)