Como configurar captiveportal+freeradius2+squid?
-
Tenho aqui configurado no meu pfsense o captive portal sem autenticação somente funcionando para fazer o controle de banda dos meus clientes, só que agora chegou ao ponto de ter mais controle sobre os meus clientes, então peço a ajuda de vocês para configurar o pfsense com captive portal + freeradius2 + squid e gostaria de saber se essa seria a melhor opção.
obs: configuração para um servidor de internet wireless.
-
alguém poderia responder?
-
kelvincavalcante,
O squid3 tem a opção de fazer cache após o usuario se autenticar no captive, mas a configuração do freeradius2 em si, não foi muito explorada ainda pelo pessoal do forum.
Pesquise os posts por aqui (fórum portugues). Se não encontrar o que procura, Talvez uma pesquisa no forum internacional na parte de pacotes possa ajudar.
att,
Marcello Coutinho -
Mas eu poderia integrar o squid ao RADIUS? Andei olhando o meu squid aqui e vi que tem um método de autenticação pelo RADIUS.
-
kelvincavalcante,
Acho que este material pode lhe ajudar: http://www.pfsense-br.org/blog/2012/01/solucao-basica-para-clientes-controle-de-banda/
PS: Não deixem de pesquisar no blog da comunidade brasileira. Existem poucos (precisamos constantemente de bons colaboradores), mas bons textos!
Abraços!
Jack -
Valeu JackL, vou usar essar configuração por enquanto, mas vou continuar pesquisando sobre freeradius2, espero um dia postar sobre o que eu aprendi e passar meus conhecimentos.