Instalando Pfsense 2.0.1 com grmirror com partições

• Boa tarde.
    Galera testei a instalação do pfsense usando o gmirror para ter um raid via software.
    A instalação padrão padrão ele instalar normalmente, porem quando eu tento aplicar um esquema de particionamento diferenciado por exemplo colocando o /var em outra partição ai começa os problemas durante a instalação.
    Simplesmente apos o particionamento abre uma janela que a operação foi cancelada com a seguinte mensagem:

Cancelled
    Execution of the command

cd /dev && /bin/test -c pfSenseMirrors1b || /bin/sh MAKEDEV
    pfSenseMirrrors1b

Failed with a return code of 2.

<view log=""><mil log=""><retry><cancel><skip>Tentei desabilidando opção de acpi e usb.
    Agradeço</skip></cancel></retry></mil></view>

• Completando.
    fiz um outro procedimento que foi o seguinte.
    Instalei o pfsense em modo Quick/Easy Install em maquinas com 2 HD.
    Notei que ele ja cria o gmirror automaticamente. achei estranho.
    Depois tentei efetuar uma nova instalação retirando o segundo hd e usando o Custom Install ou então o Quick/Easy Install porem ele aparece um erro conforme imagem em anexo.
    Se alguem tiver algum ideia do que possa ser.
    Agradeço

![Captura de tela de 2012-05-22 09:51:58.png](/public/imported_attachments/1/Captura de tela de 2012-05-22 09:51:58.png)
    ![Captura de tela de 2012-05-22 09:51:58.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Captura de tela de 2012-05-22 09:51:58.png_thumb)

• Gilmar,

Nunca usei raid de software nos meus pfsense, prefiro criar as partições com soft updates e subir outra maquina para redundancia completa da instalação.

Sei que não ajuda a resolver o seu problema, mas pelo menos é um experiência compartilhada que pode te ajudar no futuro.

att,
    Marcello Coutinho

• Boa tarde.
    Pois é marcelo.
    O que to achando estranho é que mesmo eu utilizando a instalação automatica sem indicar o gmirror ele acaba instalando com gmirror.
    Fiz o teste deixando somente um HD e não instala.
    Resumindo minha situação.
    Se eu for tentar instalar o pfsense sem o uso de raid por software não consigo da erro.
    Mesmo somente com 1 HD.
    A maquina e um dell R210 com controladora raid onboard que já desabilitei.
    Já fiz o teste deixando só um hd. tentando fazer o particionamento manual e nda. particionamento automatico e tmabem nda.
    Alguma sugestão.

• gilmarcabral,

Tente usar todas as opções de bios para a controladora de disco, ide padrão, AHCI e raid.

pergunta: Se ela já tem raid, porque você quer configurar via software e não pela interface da bios?

• Tentei configurar via bios mas pelos meus testes e de acordo com a dell este raid via bios só funciona em OS windows.
    Quando habilito o raid via bios o pfsense e tambem o linux detecta 2 discos ao inves de um.

• Mas uma informação.
    Estou utilizando o virtualbox para simular tambem e estou com o seguinte problema, tando no virtualbox como no servidor dell quando instalo o pfsense com instação Quick/Ease Install ele instala como se tive-se gmirror habilidado. apos a instalação eu dou um df e vejo que ele criou a partião como md0 isso com apenas um disco e tambem quando dou o gmirror status vejo que esta como degraded.
    Penso que isso esta errado pois pelo menos se eu tive-se 2 discos talvez ele poderia tentar lançar mão de raid via software.
    Desde ja agradeço

• gilmarcabral,

Tenta postar esta dificuldade no forum internacional, acho que esta questão pode ser resolvida por alguem do core team.

att,
    Marcello Coutinho

• Vlw marcelo.
    Irei tentar pois infelizmente não manjo muito do idioma.
    Caso alguém poder fazer isso postar este problema la seria bem melhor.

• gilmarcabral,

Aparentemente este servidor (Dell R210) possui uma controladora de disco não compatível (nativamente) com o FreeBSD da família 8.X. Neste sentido, se você realmente quer/precisa instalar o pfSense neste hardware, minha sugestão é que você o faça virtualizando a estrutura (VMware ESXi).

Leia mais aqui: http://forum.pfsense.org/index.php?topic=31907.0

Pessoalmente, não sou muito fã de virtualizar firewall/router de borda - por questões de segurança e performance. Mas dadas as circunstâncias, pode a melhor alternativa no seu caso. Apenas atente-se ao fato de que se optar pela virtualização, que o faça de forma exclusiva ao pfSense, ou seja, não "aproveita" a estrutura física para colocar uma VM com o banco de dados da empresa, por exemplo. Isso vai ao contrário de todas as boas práticas de segurança da informação.

Abraços!
    Jack

• Boa tarde.
    Hoje fiz algums testes bem legais para tentar descobrir a causa do problema.
    Peguei uma outra maquina que consegui instalar o PFSENSE 100%.

1 Teste
    Retirei o HD1 do servidor dell e conectei nesta maquina e tentei instalar. porem sem sucesso deu a mesma mensagem quando tentei instalar no servidor dell.

2 Teste
    Peguei um HD de 500G tambem de uma outra maquina da dell e pluguei neste servidor, o hd possui o mesmo tamanho e fabricante no que veio no servidor dell, é a instalação ocorreu normalmente.

3 Teste
    Como no servidor Dell veio com 2 HD, peguei o segundo hd conectei ele como primário e fiz a instalação é ocorreu 100% sem problemas.

Verifiquei o modelo dos 2 HD q vieram no servidor são iguais porem o pfsense não instala no HD1 só instalando no HD2 ate eu mesmo pegando este HD1 e colocando em outra maquina PC e tentando instalar sem sucesso.
    Então a conclusão que chegei e algo no HD1 deste servidor.
    Entrei em contato com o suporte da dell e os mesmo iram enviar um técnico para instalação de outro HD no lugar deste que pelos teste esta com problema.

• gilmarcabral,

Excelente teste, no final das contas o proprio hardware estava atrapalhando a instalação.

• Boa noite.
    Galera foi trocado o disco e a instalação foi realizada com sucesso.
    Consegui tanto usar o gmirror como tambem sem ele.

• Aproveitando o gancho.
    É possivel durante a instalação do pfsense instala-lo personalizado porem eu indicar o /var ficar montado no segundo disco?
    Nesta maquina possuo 2 hd, a ideia e deixar o /var no segundo disco.
    Particionar somente utilizando um disco e tranquilo, agora 2 discos não sei como fazer.
    Alguem tem alguma ideia?
    Agradeço

• @gilmarcabral:

É possivel durante a instalação do pfsense instala-lo personalizado porem eu indicar o /var ficar montado no segundo disco?

Você deve ser capaz de fazer isso tanto durante a instalação, como depois dela (http://es.scribd.com/doc/75864246/Speed-Up-Internet-PFSense-Adding-Second-Harddirve-for-Cache-Directory)

Abraços!
    Jack

• Acabei de colocar nos tutoriais, valeu jack pela pesquisa  :)

• Bom dia.
    Agradeço ajuda.
    Porem eu estava tentando fazer isso durante a instalação porem não estou conseguindo.
    Penso que estou errando e a logica de como fazer.
    Se alguem tiver algum tutorial ou uma descrição de como fazer.
    Agradeço novamente.

• @gilmarcabral:

Completando.
    fiz um outro procedimento que foi o seguinte.
    Instalei o pfsense em modo Quick/Easy Install em maquinas com 2 HD.
    Notei que ele ja cria o gmirror automaticamente. achei estranho.
    Depois tentei efetuar uma nova instalação retirando o segundo hd e usando o Custom Install ou então o Quick/Easy Install porem ele aparece um erro conforme imagem em anexo.
    Se alguem tiver algum ideia do que possa ser.
    Agradeço

Boa noite, estou tendo o mesmo problema, ja tentei instalar em 2 discos e nada, consegui instalar a primeira vez, porem precisei formatar o servidor e depois que formatei… não estou mais conseguindo installar. Se alguem puder dar uma luz. Grato

• Durante a instalação não sei, mas habilitar o zfs em um segundo Disco depois da instalação é bem tranquilo.

• Bom dia.
    Tive problema parecido em servidores Dell com pfsense.
    Pensei que poderia ser ate o HD com problemas mas não era.
    Primeira solução: Utilizar a distro linux gpart para matar tudo.
    Segunda solução: Formatar o servidor ou instalar uma distro linux em seguida tentar instalar o pfsense.
    Pelo que notei quando utilizar o raid via software ele grava algo no disco que o pfsense não consegue depois remover ai onde entra estas ferramentas de particionamento.

Locked