Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Configurar o PFSENSE com dois links

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 3 Posters 9.8k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • S Offline
      silvano
      last edited by

Bom dia pessoal,
      Estou começando a utilizar o PFSENSE e surgiram algumas dúvidas que consegui sanar no forum, mas tenho uma outra que não estou conseguindo resolver. Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.

Seguinte… configurei o meu pfsense com 3 placas de rede (LAN, WAN e MPLS). Meus usuários deverão sair pelo MPLS (que é um link com a matriz) e caso esse link pare, deverão sair pela WAN (que é um link ADSL). Para isso configurei o FAILOVER. O problema é que para sair pelo MPLS é necessário setar o proxy no navegador, e quando este cai o ADSL assume, mas o usuário só consegue navegar se desmarcar o proxy no navegador.

Tentando solucionar, baixei o pacote squid e configurei um proxy de encaminhamento. Tive um avanço, pois consigo alterar por qual link a maquina cliente sai, apenas alterando as configurações no pfsense (sem alterar o proxy nas máquinas clientes), mas continuo um problema parecido: quando o MPLS cai, eu tenho que desabilitar o proxy de encaminhamento e também mudar o gateway ADSL para default.. só assim a máquina cliente consegue navegar. O certo é que essa mudança seja automática.

Posso estar falando besteira, mas acredito que deve existir uma forma de dizer: se MPLS = UP então faça encaminhamento de proxy para x.x.x.x:porta. se não, utilize o firewall do pfsense.

Alguém pode me ajudar?

Obriagdo!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

Silvano,

Bem vindo ao fórum!  :)

Para resolver sua questão, crie um failover em system-> routing e aplique ele como gateway nas suas regras no lugar de MPLS por exemplo.

Aqui na parte de cima tem alguns tutoriais sobre fail over e load balance.

att,
        Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• S Offline
          silvano
          last edited by

Valeu Marcello,

Eu já havia feito isso… Meu failover está configurado assim:

GWGVT - Tier 2
          GWMPLS - Tier 1
          GWFW - Tier 1

Mesmo assim, quando o MPLS cai, a máquina cliente só consegue navegar quando eu excluo o redirecionamento do proxy em SERVICES -> PROXY SERVER -> UPSTREAM PROXY e altero o gateway ADSL para DEFAULT.

Se tiver mais alguma dica, agradeço!!!

Sds,
          Silvano L. Amaral

• marcellocM Offline
            marcelloc
            last edited by

@silvano:

GWGVT - Tier 2
            GWMPLS - Tier 1
            GWFW - Tier 1

São dois ou tres links? GWFW - Tier 1 se não for link, retire do balancer

@silvano:

a máquina cliente só consegue navegar quando eu excluo o redirecionamento do proxy em SERVICES -> PROXY SERVER -> UPSTREAM PROXY e altero o gateway ADSL para DEFAULT.

Quem é o upstream proxy?
            para usar o balanceamento com o squid na mesma máquina, a regra de balanceamento é a aplicada em floating rules

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• D Offline
              dougf4nnie
              last edited by

silvano,

Acredito que o problema esta na configuração do Gateway Priority onde você também incluiu o gateway que provavelmente representa a sua rede local GWFW no loadbalance, tente setar ele para never e realize os testes.

• S Offline
                silvano
                last edited by

Marcello,
                São dois ou tres links? GWFW - Tier 1 se não for link, retire do balancer

São dois links (GVT e MPLS). O GWFW é o que representa a minha rede, como disse o dougf4nnie.
                Já havia tentado tb configurar o floating rules liberando tudo (e colocando o failover como gateway), mas tb não tive sucesso!!

Doug
                Quando eu seto o GWFW para never, tb não consigo navegar, mesme estando setado o failover nas regras!!

Pow… tô quase deixando desse jeito mesmo: todos saindo pelo mpls e, caso mpls caia eu vou no firewall e retiro o UPSTREAM e seto o GVT como padrão!

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.