OpenVPN NAT?
-
Salve Salve galera!
To com um problema aqui eu fiz um servidor VPN no pfsense, e consegui conectar um cliente windows com sucesso (criei os certf. e usuarios tudo certinho)!
Só que é o seguinte nao consigo fazer acesso remoto e nem ver os pcs na rede (SO CONSIGO PINGAR E ACESSAR O PAINEL DO PFSENSE), ja liberei tudo no firewall, mas acho que tem que fazer um NAT ou algo do tipo!Minha rede ta assim:
Rede VPN: 192.10.1.0/24
Rede Local: 192.168.1.0/24
Rede onde esta meu cliente XP: 192.168.200.0/24Eu pesquisei e vi que tenho que colocar o parâmetro abaixo no servidor:
push "route 192.168.1.0 255.255.255.0"
Alem disso em pesquisas li que se deve rotear os pacotes para outra placa no iptables e assim:iptables -t nat -s 10.0.0.0/24 -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
Isso confere? Se sim como faço no pfsense?
Ideias?
Grato! -
diegogyn,
Confesso que não entendi muito bem o seu contexto. O que efetivamente você precisa fazer?
Por vias de regra, você não precisa fazer qualquer tipo de NAT para acessar máquinas na rede atrás do pfSense!
Abraços!
Jack -
Tambem não entendi.. já que a vantagem do openvpn é justamente essa
ter ou não NAT é indiferente para ele. -
Voce configurou as regras de firewall na aba openvpn?
O masquerade ou outbound nat é usado quando precisamos esconder o ip de origem da máquina de destino.
Se a máquina de destino tem rota para a maquina de origem, entao você não precisa de nat.Outro detalhe é que 192.10 não é ip privado.
-
Eu configurei o VPN para que eu possa por exemplo da minha casa eu conectar na VPN da empresa e acessar um host remotamente ou abrir uma pasta compartilhada na empresa aqui de casa ou de outro lugar qualquer. Porem eu não consegui fazer esse acesso remoto com VPN e nem ver as pastas compartilhadas na rede.
Usei o wizard e ele ja criou todas as regras para VPN (ate fiz um teste liberando tudo) mas não tem nada bloqueando!
-
Por desencargo, desative o firewall do Windows na estação em que você quer fazer acesso.
Use também o TCPDump para mapear as conexões e ver se algo está sendo bloqueado…
Abraços!
Jack -
Refiz a rede aqui em casa numa VM, agora eu consigo ver o computador na rede so pelo IP \IP_DO_PC (Não ta resolvendo nome)
Alguem ja passou por isso? -
Refiz a rede aqui em casa numa VM, agora eu consigo ver o computador na rede so pelo IP \IP_DO_PC (Não ta resolvendo nome)
Alguem ja passou por isso?Este tópico trata exatamente sobre isso:
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,50226.msg267110.html#msg267110