Openvpn não resolve o nome dos hosts apenas por IPs
-
Olá Pessoal, tudo bem?!
Tenho um pfsense da matriz que que esta conectado a outro em uma filial via openvpn (Site to Site).. a rede entre os dois funciona e se comunica é esta UP.
192.168.8.0/24 - matriz
192.168.7.0/24 - filiala faixa de ip para openvpn é 10.0.5.0/24
Ambos os lados estão pingando normal.
O problema e que não consigo acessar nenhuma da ponta usando o nome dos hosts.
Exemplo:
\hostname
Consigo apenas pelo IP do host.
\192.168.X.X
Tem como contornar esta situação?
Atenciosamente
Paulo Cesar ! -
Paulo,
Só configurando o wins/dns de uma rede para falar com a outra.Sem estes protocolos a resolução de nomes é feita via broadcast, e broadcast não passa de uma rede para a outra via vpn.
-
Olá Marcello, tudo bem?!
Marcello peço mais uma ajudinha. Você fez referencias ao WIN/DNS, ok.
Porém esta opção tem na aba do proprio PFsense: Services > DHCP server.
Mas também tem no openvpn configurado como Matriz.
Qual das duas opções é a mais correta para resolução dos host via vpn?
Um Abraço Marcello.
Obrigado pelo alô.
Obs: Adcionando a faixa de ip na placa de rede, acessou a matriz utilizando o hostname e não o ip. Mas acredito que configurando diretamente no pfsense faça esta resolução automática. Estou certo?
-
To com o mesmo problema!
Onde eu configuro o DHCP e o DNS da VPN? -
To com o mesmo problema!
Onde eu configuro o DHCP e o DNS da VPN?Olá Diego, tudo bem?! Se a sua vpn for ponto a ponto, utlizando o openvpn o link com o laboratorio é este: http://www.youtube.com/watch?v=nCGKIIEXU7Q&feature=channel&list=UL
Agora se for outro tipo de VPN, ficaria mais facil se você esclarecer que tip de vpn esta usando: PPTP, IPSEC, OPENVPN. Qualquer coisa posta ai.
Também estou esperando uma resposta para minha pergunta. Assim que eu tiver a solução completa, se precisar e ó fala, por enquanto estou com solução parcial.
Abraços
Paulo_Cesar
-
To com a seguinte estrutura:
-
PFSENSE (192.168.1.1)
- REDE CORPORATIVA (192.168.1.0/24)
- ESTACAO (192.168.1.100) -
REDE DA MINHA CASA (10.1.1.0/24)
- MEU PC 10.1.1.4
Criei uma rede VPN no meu pfsense (192.168.10.0/24) para acessar a rede corporativa, assim eu posso acessar maquinas remotamente e imprimir um relatório direto de casa! Percebi que a rede so consegue resolver os nomes se eu colocar o caminho completo por exemplo NOMEDOCOMPUTADOR.MINHAREDE.COM, só que ainda não consegui adicionar uma impressora da rede corporativa no meu PC aqui em casa da o erro como na imagem em anexo!
Tb em anexo minhas configurações!
Grato! -
-
Teste as opções de clients settings(segunda imagem), lá tem checkbox para netbios e dominio dns.
-
-
Olá galera,
Eu estava com o mesmo problema, só que as VPN's site to site que tenho são IPSec. Eu resolvi este problema adicionando o sufixo DNS nas configurações do DHCP server, pois precisava que as impressoras fossem capazes de resolver nomes para enviar os escaneamentos necessários para os servers.
Adicionei o sufixo DNS nos campos: Domain e Search.
Abraço
Marco Moraes -
Olá Pessoal, tudo tranquilo?!
Eu iniciei este tópico para a resolução do meu problema, que no caso, foi resolvido adcionando o IP na placa de rede, mas ainda assim, acho que deve ter outra forma de facilitar este procedimento. Porém vou deixar o tópico em aberto, devido a dúvida do colega diegogyn. Se alguém puder dar uma força para ele, será de grande utilidade para usuario futuros. Só não vou dar minha opinião, porque só estou conhecendo o PFsense é também o pessoal do fórum. Diego se você tiver sanado o seu problema manda um MP para mim para a gente fechar o tópico.
Abraço a todos da comunidade.
Att,
Paulo_Cesar