Problema com DNS
-
Boa tarde Pessoal,
Estou com um pequeno problema.Instalei o pfsense, 2.0.1 e está funcionando quase perfeitamente, estou utilizando squid + loadbalance
Tenho dois links de internet, ambos funcionando corretamente sem problema algum…Meu problema é que nas maquinas clientes para fazer a navegação eu preciso setar no DNS do cliente o ip do meu pfsense!
Existe alguma forma de eu não precisar fazer isso?Também estou tendo problema com um pouco de perda de pacotes... As vezes a internet fica meio lenta e logo volta a funcionar normalmente!!
Mexi em algumas coisas, mas não obtive resultado..
Alguma ideia?
Desde ja agradeço!!!
-
Qual a sua outra opção de dns?
Se for o ad, veja se nas regras da lan você permitiu o trafego udp 53 para o servidor.
att,
Marcello Coutinho -
Obrigado pela resposta… fiz o que vc falou, eu não havia criado uma regra habilitando a porta, porém ainda não funcionou..
Detalhes adicionais..
Meu AD que é o servidor DHCP, o pfsense serve apenas para fazer o balanceamento dos dois links e o firewall
De qualquer forma veja se eu fiz corretamente!
https://docs.google.com/open?id=0B0JQNtkF1lxVYUQya3RqTk9RMEU
Obrigado
-
A primeira regra já esta liberando tudo para o load balance, inclusive dns.
Para evitar problemas de roteamento, antes da regra que faz o balanceamento, deixe uma regra permitindo o trafego local ou para redes privadas.
-
Bom dia Marcelo,
Não consegui fazer funcionar ainda.. pelo que eu percebi aqui, devido a um outro problema que tive hj de manha, é que o pfsense não está resolvendo os nomes DNS
Liberei no firewall o meu servidor de DHCP mas mesmo assim não funciona, se eu não colocar o dns (ip do pfsense) nas maquinas (clientes) elas não navegam e tenho um problema também que, tem um servidor (ERP) ele não está resolvendo os nomes para envio de nota fiscal eletronica, mesmo configurando o dns direto na placa…Agora fiquei perdido!!! alguma ideia do que possa estar acontecendo?