Relatório do Lightsquid pelo usuário e não IP
-
Possuo os seguintes pacotes instalados… squid, squidguard e lightsquid... gostaria que o lightsquid me mostrasse os acessos por usuário e não apenas o ip. Falo isso pelo fato de não ser injusto com alguma pessoa quanto ao seu acesso. Já que aqui na empresa usamos um servidor pdc com autenticação de usuários e pode ocorrer de vários usuários acessando a internet de um computador, ou seja, não teria como identificar qual foi o real usuário que acessou aquele determinado site.
Como eu poderia configurar o lightsquid para que me desse esse relatório por usuário independente da máquina que ele acessou? -
Como eu poderia configurar o lightsquid para que me desse esse relatório por usuário independente da máquina que ele acessou?
Manovelho,
Se o seu squid já esta logando o usuário, tenta o sarg, ele já esta pronto para isso.
att,
Marcello Coutinho -
Como eu poderia configurar o lightsquid para que me desse esse relatório por usuário independente da máquina que ele acessou?
Manovelho,
Se o seu squid já esta logando o usuário, tenta o sarg, ele já esta pronto para isso.
att,
Marcello CoutinhoNão entendi sobre o que vc falou sobre o squid, se ele já está logando o usuário.. quis dizer que para o usuário ter acesso a qualquer máquina ele tem um login e senha no samba…
Então eu teria que cadastrar usuários locais no squid?
-
O lightsquid ou sarg só mostram o que esta nos logs no squid. Se o seu squid não esta configurado para pedir autenticação ou usar a autenticação do seu ad/dominio não tem como gerar os relatórios com esta informação.
att,
Marcello Coutinho -
O lightsquid ou sarg só mostram o que esta nos logs no squid. Se o seu squid não esta configurado para pedir autenticação ou usar a autenticação do seu ad/dominio não tem como gerar os relatórios com esta informação.
att,
Marcello Coutinhoperfeito… então vou cadastrar os usuários locais no squid... depois qual a configuração a ser feita? uso o sarg?
-
Sim.
Depois se quiser subir uma máquina de testes, tenta aplicar as configurações que colocam o pfsense no domínio e deixa a autenticação transparente ou configurar a aba de autenticação ntdomain no seu squid.
att,
Marcello Coutinho -
Estive lendo vários post aqui sobre squid autenticado… tem a possibilidade de através do samba (usuários cadastrados) na sua autenticação de dominio o squid reconhecer o usuário e gerar um relatório atraves do lightsquid dos acessos deste usuário?
Sendo mais claro: o usuário digitou o login e senha na máquina que está no dominio e todos os acessos a internet deste o usuário pode ser visto pelo lightsquid? Mostrando assim o nome do usuário(dominio) e seus acessos? tipo o usuário rodrigo acessou www.facebook.com
-
Com o sarg sim, com o lightsquid não sei porque nunca usei ele.
-
Com o lightsquid também é possível. Como o marcelloc já informou, basta que você faça seu Squid trabalhar em modo autenticado. Depois pode optar entre o Sarg e o Lightsquid, sem problemas! ;)
Abraços!
Jack -
Com o lightsquid também é possível. Como o marcelloc já informou, basta que você faça seu Squid trabalhar em modo autenticado. Depois pode optar entre o Sarg e o Lightsquid, sem problemas! ;)
Abraços!
JackComo faço o squid em modo autenticado?
-
Como faço o squid em modo autenticado?
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,44689.0/topicseen.html
-
Como faço o squid em modo autenticado?
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,44689.0/topicseen.html
Aquina empresa autenticamos usuários não pelo AD e sim pelo servidor pdc samba…. como seria essa configuração?
-
Aquina empresa autenticamos usuários não pelo AD e sim pelo servidor pdc samba…. como seria essa configuração?
Usando ntlm, aqui no fórum tem o tutorial para instalar o samba no pfsense
-
Usando ntlm, aqui no fórum tem o tutorial para instalar o samba no pfsense
peguei o tutorial e segui os passos deste tutorial http://forum.pfsense.org/index.php/topic,49016.0.html e solicitou as credenciais e coloquei as credenciais do meu usuário samba e não deu certo? teria uma dica?
-
olhe o log do squid para ver o que deu errado.
/var/squid/logs/cache.log