Nao consigo colocar o pfsense e o Captive Portal pra funcionar.

• Opa pessoal, boa noite. To até com vergonha de postar minha dúvida de tão besta que ela é, mas vamos lá.  :P
    Primeira vez que posto e ainda posto besteira. :-\

Estou tratando de provar o pfsense pra poder botar pra rodar em uma empresa de um amigo que tem 1 servidor Windows e 9 máquinas windows nela.

Atualmente estou fazendo os testes em casa e não consigo colocar o bicho pra rodar.
    Meu cenário de teste é:

Meu router com acesso a internet
    ip publica -> 97.xxx.23.127
    ip do router -> 192.168.1.1/24
    dhcp interno -> 192.168.1.40 a 192.168.1.254/24

1 maquina virtual con o pf instalado e com duas placas de rede:
    placa em0 WAN
    ip -> configurado com dhcp (essa ip me da meu router)

placa em1 LAN
    ip -> 192.168.1.2 (IP fixa)

Onde esta o problema:
    Instalo o programa perfeitamente, acesso a interface WEB e em general/setup coloco meu DNS's, dominio, etc…
    Em system/routing coloco  WAN (default) WAN 192.168.1.1 192.168.1.1 Interface WAN Dynamic Gateway

O problema está em que eu nao consigo colocar pra funcionar o captive portal e nao sei como fazer para que todas as maquinas passem pelo pfsense para conectar-se a internet. (colocarlo como gateway padrao) de momento é o que quero, logo dou uma olhada na parte do squid, etc...

Habilitei o DHCP e funcionou perfeitamente, só que as máquinas continuavam saindo pela ip 192.168.1.1 (ip do meu router ) e nao pela 192.168.1.2 (ip do pfsense)

Antes de postar minha dúvida olhei http://forum.pfsense.org/index.php/topic,8930.0.html

Desculpa pela bíblia e espero ter postado minha dúvida no lugar correto.

• Olá Amigo, sugiro que troque o titulo, pois entrei pensando que fosse no pfsense, mas aparentemente é configuracao no captive portal.

Voce sonsegue navegar nele e tudo direitinho ? Se sim, ok, se nao reincia o webconf.

Agora sobre o captive portal, qual problema extamente que ele tem apresentado ? Aqui eu achei que era problema tambem, mas era configuracao incorreta minha. Acabou bloqueado velocidade inves de reduzir.. rs
    abcs

• @pedrolima88:

Olá Amigo, sugiro que troque o titulo, pois entrei pensando que fosse no pfsense, mas aparentemente é configuracao no captive portal.

Voce sonsegue navegar nele e tudo direitinho ? Se sim, ok, se nao reincia o webconf.

Agora sobre o captive portal, qual problema extamente que ele tem apresentado ? Aqui eu achei que era problema tambem, mas era configuracao incorreta minha. Acabou bloqueado velocidade inves de reduzir.. rs
    abcs

Opa pedrolima88, valeu pela dica.

Consigo navegar sem problemas, sei que é alguma configuraç~ao que estou fazendo mal ou deixando de fazer.

O problema está em que eu nao consigo fazer com que minhas maquinas passem pelo pfsense e com isso cair no captive portal.

Eu acho que seria configurar-lo como gateway padr~ao.

• Perdoe-me, nao entendi muito bem sua ultima mensagem, elas nao passam pelo pfsense?
    Se ele nao for o gateway padrao ficará dificil de funcionar, pois o ideal é que ele seja a barreira entre a wan e a lan… abcs

• @pedrolima88:

Perdoe-me, nao entendi muito bem sua ultima mensagem, elas nao passam pelo pfsense?
    Se ele nao for o gateway padrao ficará dificil de funcionar, pois o ideal é que ele seja a barreira entre a wan e a lan… abcs

É exatamente isso que está acontecendo. N~ao estou conseguindo colocar-lo como gateway padrao.
    Quando coloco de forma manual o gateway padra apontando pro pfsense (192.168.1.1), as maquinas ficam sem internet e quando coloco pelo dhcp, sai pelo router (192.168.1.1)

• pera ai, vc tem 2 ips iguais!?

• @pedrolima88:

pera ai, vc tem 2 ips iguais!?

Ops.. falha minha

router (192.168.1.1)
    pfsense Lan (192.168.1.2)
    pfsens Wan ( ip que me da meu router -> 192.168.1.133 )

• @Marco:

router (192.168.1.1)

Pra mim eles continuam na mesma rede, que mascara você esta usando?

• @marcelloc:

@Marco:

router (192.168.1.1)

Pra mim eles continuam na mesma rede, que mascara você esta usando?

Opa marcelloc, estao assim:

router 192.168.1.1 /30
    pfsense Lan 192.168.1.2 /24

• @Marco:

router 192.168.1.1 /30

Estão sobrepostas, mude a lan do router para 192.168.2.x.

att,
    Marcello Coutinho

• @marcelloc:

@Marco:

router 192.168.1.1 /30

Estão sobrepostas, mude a lan do router para 192.168.2.x.

att,
    Marcello Coutinho

Opa Marcello, mudei a lan e ainda nao consigo pingar a google.  :/
    coloquei:

router 192.168.2.1 /24

Tá osso a coisa :P

• Você criou a regra na lan permitindo o ping?

A partir da console/ssh do firewall você consegue pingar o google?

• @marcelloc:

Você criou a regra na lan permitindo o ping?

A partir da console/ssh do firewall você consegue pingar o google?

Opa Marcell, desculpa a demora em responder, estava fora da cidade.

Esta noite provo e posto o resultado.

valeu

Log in to reply