Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

Integração com AD - Squidguard ou Dansguardian?

Portuguese
    4
    17
    8765
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • W
      Walter last edited by

Ola a todos,

Continuo estudando o pfsense e já abri mão de usar o tmg, pois o pfsense está cada vez superando espectativas. No momento estou tentando a configuração de proxy no meu pfsense com o AD.
      Instalei o Squid e consegui fazer com que ele funcionasse junto com AD (maravilha), instalei o Lightsquid e tb está ok (apesar de só estar mostrando os dados pelo IP e não pelo usuario), agora vem a duvida SquidGuard ou Dansguardian?
      Lembrando que sou bem novato em Pfsense e pra fazer o que fiz, já tomei uma bela surra, portanto, peço ajuda aos amigos experts na ferramenta para eu conseguir essa configuração com sucesso.
      Então para integrar com AD qual seria o mais simples? O Squidguard ou Dansguardian? Vou montar 3 grupos no AD: internet_operacao (com acesso restrito), Internet_administrativo (acesso menos restrito) e Internet_liberado (acesso full, está será somente para o TI e diretoria).
      Conto a ajuda de todos, pois juro, que li e reli, varios posts e tutos antes de postar, tudo sem sucesso. Acho que ainda não compreendi bem o funcionamento dessas ferramentas.
      Muito obrigado a todos.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcelloc
        marcelloc last edited by

Walter,

Eu prefiro o dansguardian, mas isso vai de cada admin.

Usando o  dansguardian, você vai colocar ele na frente do squid, e apontar os clientes para a porta 8080 por exemplo.

No squidguard, fica tudo como está e você adiciona as regras uma vez que ele é um helper do squid.

att,
        Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• W
          Walter last edited by

Fiz o download do dansguardian e vi que ele esta com diversas opções, Parabéns Marcello, mas o máximo que consegui fazer foi inserir os dados do meu ad e baixar uma blacklist. Notei que agora as requisições estão saindo pela porta 8080 como disse, porém quando tento o acesso ele pede o login e senha mas não autentica mais. Procurei alguns tutoriais do pfsense sobre este tipo de configuração mas não encontrei nada. Você poderia me auxiliar com algum tutorial? Outra coisa que percebi é que depois de pegar a blacklist não apareceu nenhuma opção de bloqueios por categoria, é assim mesmo ou tenho que fazer isso na mão?
          Obrigado pela ajuda!

• marcelloc
            marcelloc last edited by

@Walter:

Porém quando tento o acesso ele pede o login e senha mas não autentica mais.

seu dansguardian esta configurado na porta 8080 e usando o squid na 127.0.0.1 porta 3128?
            Nas configurações do dansguardian você configurou o 'Auth Plugins' na aba general com proxy-basic?
            Viu se o serviço do dansguardian e  do squid estão rodando?

@Walter:

Outra coisa que percebi é que depois de pegar a blacklist não apareceu nenhuma opção de bloqueios por categoria, é assim mesmo ou tenho que fazer isso na mão?

você configurou todos os item da blacklist?

List on com banned and exception
            Update frequency de never para qualquer outro valor

• W
              Walter last edited by

@marcelloc:

seu dansguardian esta configurado na porta 8080 e usando o squid na 127.0.0.1 porta 3128?
              Nas configurações do dansguardian você configurou o 'Auth Plugins' na aba general com proxy-basic?
              Viu se o serviço do dansguardian e  do squid estão rodando?

Sim, o dansguardian está praticamente com a configuração default. Na aba Daemon eu só apontei para lan, o resto está default;
              Na verdade se eu deixo apontando para 127.0.0.1 na 3128 nada acontece, cai na mensagem que o navegador não pode ser aberta, eu tenho que apontar para o ip 10.0.0.1 que é ele mesmo na rede pela 3128 ai vai, só que acessa somente as paginas que eu libero no squid  :-
              Na aba General está toda default tb, com proxy-basic
              Na aba LDAP eu coloquei a configuração do meu AD deixando "mask"  branco
              Os serviços estão rodando, eu parei e reinicei os 2 serviços por garantia.

@marcelloc:

você configurou todos os item da blacklist?

List on com banned and exception
              Update frequency de never para qualquer outro valor

Depois de restaurar o dansguardian eu deixei como default a blacklist e o pfsense diz que esta aplicado
              Coloquei como banned and exception e o update frequency como Once a week.
              o dansguardian já vem com alguma blacklist?
              Não sei se no meu caso eu tenho que usar a aba access list, group e users, mesmo querendo criar os grupos somente no AD.

• marcelloc
                marcelloc last edited by

@Walter:

Na verdade se eu deixo apontando para 127.0.0.1 na 3128 nada acontece, cai na mensagem que o navegador não pode ser aberta, eu tenho que apontar para o ip 10.0.0.1 que é ele mesmo na rede pela 3128 ai vai, só que acessa somente as paginas que eu libero no squid  :-\

O squid responde na 3128 se você marcar a loopback nas configurações do squid  ;)

@Walter:

o dansguardian já vem com alguma blacklist?

Mńima mas vem

@Walter:

Não sei se no meu caso eu tenho que usar a aba access list, group e users, mesmo querendo criar os grupos somente no AD.

Use a configuração do ad e crie os grupos com o mesmo nome.

No horario agendado, o script atualiza a lista de users com a lista do ad.

att,
                Marcello Coutinho

• S
                  sosmicro last edited by

@marcelloc:

O squid responde na 3128 se você marcar a loopback nas configurações do squid  ;)

Marcello…
                  tenho o mesmo problema descrito pelo colega... mesmo a interface loopback estando marcada no squid...

[]s

Oswaldo Romano
                  SOSMICRO - uberaba - MG

• marcelloc
                    marcelloc last edited by

Respeitando a seqüência de instalação, marque na configuração do squid apenas a interface loopback e no dansguardian marque a interface lan preservando a comunicação com o squid na 127.0.0.1porta 3128.

Tente inicar o squid e o dansguardian via console/ssh para identificar possíveis erros de configuração

• S
                      sosmicro last edited by

@marcelloc:

Respeitando a seqüência de instalação, marque na configuração do squid apenas a interface loopback e no dansguardian marque a interface lan preservando a comunicação com o squid na 127.0.0.1porta 3128.

Tente inicar o squid e o dansguardian via console/ssh para identificar possíveis erros de configuração

fiz como descrito, startei os serviços via ssh e nenhuma mensagem de erro foi gerada, (nem com o loopback marcado no squid e inserido no dans , nem com a lan/loopback marcados no squid e a lan inserida no dans)…
                      Anyway... está funcionando , apenas com o ip do pfsense inserido no dans..

Oswaldo Romano
                      SOSMICRO - uberaba - MG

• marcelloc
                        marcelloc last edited by

@sosmicro:

Anyway… está funcionando , apenas com o ip do pfsense inserido no dans..

Neste caso, para evitar que os usuarios pulem o dansguardian, não deixe de criar uma regra na lan impedindo a comunicação direta entre as estações e o squid.

• S
                          sosmicro last edited by

@marcelloc:

@sosmicro:

Anyway… está funcionando , apenas com o ip do pfsense inserido no dans..

Neste caso, para evitar que os usuarios pulem o dansguardian, não deixe de criar uma regra na lan impedindo a comunicação direta entre as estações e o squid.

blz… regra criada...

[]s

Oswaldo Romano
                          SOSMICRO - uberaba - MG

• W
                            Walter last edited by

Marcello,

Voltei novamente a configuração antes da instalação do dans, e tentei fazer com que o squid rodasse no loopback port 3128 e sem sucesso, só funciona na lan na porta 3128. Tentei marcar lookback como disse mas nao deu certo. Eu fiz uma alteração no squid.inc que foi;

external_acl_type ldap_group children=30 %LOGIN /usr/local/libexec/squid/squid_ldap_group -v 3 -R -b "dc=redeinterna,dc=net" -D "cn=Administrador,cn=Users,dc=redeinterna,dc=net" -w "pwd1admin" -f "(&(objectclass=person) (sAMAccountName=%v) (memberof=cn=%a,ou=Internet,dc=redeinterna,dc=net))" -h 10.0.0.2 -p 389

Eu teria que adicionar algo como http_acess deny all ou http_acess allow all e deixar o dans fazer o resto?
                            Acredito que resolvendo essa questão o dansguardian irá funcionar :)

• marcelloc
                              marcelloc last edited by

@Walter:

Voltei novamente a configuração antes da instalação do dans, e tentei fazer com que o squid rodasse no loopback port 3128 e sem sucesso, só funciona na lan na porta 3128. Tentei marcar lookback como disse mas nao deu certo. Eu fiz uma alteração no squid.inc que foi;

Colocando o squid na loopback, só daemons que estão no próprio pfsense conseguem se comunicar com ele.

A configuração que uso(portanto sei que funciona) e recomendo é a seguinte:

usuario –-> dansguardian@ip_da_lan ---> squid@127.0.0.1 ---> internet

att,
                              Marcello Coutinho

• W
                                Walter last edited by

Ola a Todos,

Bom só para fechar o Tópico… Após de diversas tentativas sem sucesso e o tempo curto para a implementação, resolvi deixar o pfsense fazendo somente o papel de firewall e subi um Debian para rodar o squid + Squidguard + AD, que rodou sem dificuldades.

Valeu a todos pela ajuda!!

• S
                                  sosmicro last edited by

marcello….

como eu conseguiria ver os logs do processo de autenticação pelo squid??? quero saber se o squid conseguiu conectar ao AD mas em todo log que olho (system, squid...) não veja nada relacionado... Caso
                                  o processo de conexão ao AD esteja configurado incorretamente alguma notificação é feita via log???

[]s

Oswaldo Romano
                                  SOSMICRO - uberaba - MG

• marcelloc
                                    marcelloc last edited by

O cache.log do squid é o log a ser analisado para encontrar erros na autenticação.

• K
                                      kelsen last edited by

Walter, recomendo utilizar o squidGuard visto que o Dansguardian não é tão simples de implementar para iniciantes, apanhei muito e depois de tudo pronto, percebi que ele não filtrava subdomínios no modo whitelist, por exemplo: talk.google.com; se você libera o google.com, o talk.google.com também está liberado; já no squidGuard isso não acontece.
                                      Tenho um squid autenticado no AD com squidGuard rodando, se precisar de ajuda caso queria insistir, é só falar.

• First post
                                        Last post