Multi-LAN como configurar?

• Olá amigos,

Já dei uma lida no docs do pfSense sobre Multi-LAN (http://doc.pfsense.org/index.php/Multi-LAN_Setup). Mas gostaria de saber quem já tem em produção esta configuração.

Vou descrever meu cenário:
    Matriz: LAN = 192.168.1.0/24

PONTO-A-PONTO entre matriz e filial
    ...
    FILIAL: LAN = 192.168.2.0/24

• A filial tem que utilizar a internet da matriz. Atualmente só consegui que a filial utilizasse os serviços dos servidores(ERP, ETC)

Ricardo

• @ricardo.mota:

… gostaria de saber quem já tem em produção esta configuração.

Vou descrever meu cenário:
    ...
    PONTO-A-PONTO entre matriz e filial
    ...

• A filial tem que utilizar a internet da matriz. Atualmente só consegui que a filial utilizasse os serviços dos servidores(ERP, ETC)

Reformule a questão.
    Quem é que faz o PONTO-A-PONTO entre matriz e filial? Há um provedor de internet nas duas pontas? Tem algum roteador do mesmo provedor de internet, fazendo roteamento entre matriz-filial?

• Olá johnnybe,

Desculpe por não dar maiores informações, vamos lá:

PONTO-A-PONTO entre matriz e filial - Este serviço de link via rádio é feito por uma empresa contratada. Ela fez uma VPN com duas RBs mikrotik, o gateway da filial é o 192.168.2.254. Chega aqui um cabo de rede que liga a RB no nosso switch.

Caso não fique claro, me avise por favor. preciso muito desta solução.

Obrigado johnnybe

• Use um Pfsense nas duas pontas para rotear entre as redes.

Rede a (192.168.3)  –--pfsense----(192.268.2)--mikrotik--(192.168.2) pfsense (192.168.1)--rede b----

Você vai perder um pouco de performance no link entre as lojas por conta da dupla criptografia mas o acesso vai funcionar.

• @marcelloc:

Você vai perder um pouco de performance no link entre as lojas por conta da dupla criptografia mas o acesso vai funcionar.

Você também pode implementar uma VPN do tipo L2TP. Até onde eu sei/testei, na L2TP pura não há criptografia por default. ;)

Em outras palavras, você cria um túnel mas não faz criptografia. Jamais utilize L2TP puro (sem IPSec, por exemplo), caso não tenha outro dispositivo fazendo criptografia. ;)

Abraços!
    Jack

Locked