Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

(Já resolvi) Traffic Shaper: Limiter não funcionando da maneira que esperava

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 2 Posters 2.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A Offline
      afkklein
      last edited by

Saudações

Galera, tenho uma internet café com 14 computadores e gostaria de limitar o acesso de alguns IPs.
      O cenário é o seguinte:

Possuo uma internet da gvt, segundo o speedtest.net, é uma conexão de 6 megas.
      Adquiri recentemente um modem dsl-500b generation ll para testar com o pfSense.
      Nas configurações o modem está em Bridge, o servidor pfSense está discando corretamente no PPPoE.

O que não estou entendendo é a maneira correta de definir esses limites. Segui esse tutorial
      http://www.youtube.com/watch?v=Usi195rK35I

Fiz tudo igual ao video, só mudando a parte em que acrescentei mais IPs para obedecerem aos limites estipulados
      em 800Kbps pra download e 400Kbps para upload.

**Quando eu utilizo o limite em apenas uma das máquinas listadas nas regras, eu não consigo mais utilizar os outros PCs
      da maneira que eu pretendia.

O que está parecendo é que o pfSense reservou os mesmos 800Kbps de limite para ambos os IPs das regras.
      Tem alguma maneira de fazer com que cada PC listado utilize cada um uma faixa distinta de limite?**

–-------------------------------
      Não tinha prestado atenção na hora do Limiter, tava usando todos o mesmo limite, mas era muito evidente isso.
      Criei limite download e upload para cada PC, e agora resolveu.

Falta de atenção, rs.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • C Offline
        cristianonix
        last edited by

Cola suas regras para que eu posso analisar?

• A Offline
          afkklein
          last edited by

<l7shaper><container></container></l7shaper>
          <dnshaper><queue><name>limiteDownloadMK1</name>
          <number><qlimit><plr><description><bandwidth>800</bandwidth>
          <bandwidthtype>Kb</bandwidthtype>
          <enabled>on</enabled>
          <buckets><mask>none</mask>
          <delay>0</delay></buckets></description></plr></qlimit></number></queue>
          <queue><name>limiteUploadMK1</name>
          <number><qlimit><plr><description><bandwidth>400</bandwidth>
          <bandwidthtype>Kb</bandwidthtype>
          <enabled>on</enabled>
          <buckets><mask>none</mask>
          <delay>0</delay></buckets></description></plr></qlimit></number></queue>

–-----

<rule><id><type>pass</type>
          <interface>lan</interface>
          <tag><tagged><max><max-src-nodes><max-src-conn><max-src-states><statetimeout><statetype>keep state</statetype>
          <os><protocol>tcp/udp</protocol>
          <source>

<address>192.168.1.1</address>

<destination><any></any></destination>

<dnpipe>2</dnpipe>
          <pdnpipe>1</pdnpipe></os></statetimeout></max-src-states></max-src-conn></max-src-nodes></max></tagged></tag></id></rule>
          –-----

Todos os PC estão seguindo o mesmo padrão.

Bom, claro que minhas contas estão erradas, mas eu não posso deixar os clientes totalmente na mão, o jeito é rezar para que no máximo 5 ou 6 utilizem o limite estipulado para cada um, com net de 6 megas não dá pra fazer milagre, estou estudando aumentar pra 10, quem sabe 20, mas não depende somente de mim, mas vou insistir.</dnshaper>

• C Offline
            cristianonix
            last edited by

Um conselho que te dou , testa sem o uso de protocolo.
            Só especificando o IP , com destino a qualquer lugar, de qualquer protocolo, saindo da rede lan.
            Bom deverá funcionar.  Senão porque não  testa usando captive portal ?
            Qualquer coisa posta ai.

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.