Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Adicionar Nova faixa de IP

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 3 Posters 2.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • E
      EVITORIA
      last edited by

Boa  noite a  todos, estou com uma  simples  duvida, como meu servidor já  esta em produção não estou querendo arriscar a fazer sem antes  de um "help" dos amigos aqui,  acontece que e  tenho 370 maquinas em rede, sendo que a  faixa que  trabalho 10.10.99.0/24 esta lotada e quero baixar meui antigo servidor Brazilfw, então surgiu a duvida se há como adicionar mais uma faixa de Ip  na re0, sem precisar usar  uma  terceira  placa de rede e contudo também ativar do serviço de  dhcp nesta nova  faixa; Pensei em  usar  10.10.98.0/23 pois assim teria 510 hosts suficientes para minha rede, agradeço colaboração dos amigos, utilizo  PFS 2.0.1   com  03  interfaces de  rede  sendo  de OPT1 esta desabilitada.

Sds,  Eduardo.'.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • V
        vithort
        last edited by

Já tentou ir em INTERFACES -> LAN e mudar o Static IP configuration???

Da uma conferida na imagem…

lan.jpg
        lan.jpg_thumb

• E
          EVITORIA
          last edited by

VITORT, bom dia mas isso seria pra modificar o IP ou mascara, preciso adicionar  mais  uma  faixa de IP, mas mesmo assim obrigado

• V
            vithort
            last edited by

@EVITORIA:

VITORT, bom dia mas isso seria pra modificar o IP ou mascara, preciso adicionar  mais  uma  faixa de IP, mas mesmo assim obrigado

Mas se voce modifica a mascara, voce adicionaria mais IPs a sua rede.
            Por exemplo com o 10.10.98.0/23, voce teria disponivel IPs desde 10.10.98.1/23 até o 10.10.99.255/23.

Ao menos resolveria seu problema com a falta de IPs… e se usa DHCP nao vejo inconveniente nenhum...

Depois voce poderia separar as redes com VLANs ou algo do tipo, se quer redes independentes.

Agora se quer redes totalmente independentes, acho que aí teria que usar uma outra placa de rede...

• E
              EVITORIA
              last edited by

Entendo,  eu ja estava mesmo pra  fazer estas mudanças, vou dar uma pesquisada sobre vlans,

Obrigado

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

EVITORIA,

Acredito que o menos traumático seria alterar a faixa de ip e acertar a faixa no dhcp.

O único trabalho além deste é mudar a mascara nos servidores também. Sugiro a mudança na sexta feira de modo que todas as máquinas na segunda busquem o novo ip.

Trabalho com faixas de rede /22 sem nenhum problema em redes grandes com segmentação e uso de vlans.

att,
                Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.