Wan por ppoe no pfsense, ou dhcp pelo modem



  • Ola todos, faz tempo que não posto mais duvidas aqui (o search funciona muito bem ^^) mas agora estou meio indeciso sobre uma certa coisa…
    Tenho 2 links de internet (gvt e oi), costumava usar apenas 1 (gvt) e mudar para o segundo link (oi) apenas em casos de catástrofe... mas andei pensando em fazer um balance apenas para o protocolo http (**** -se os sites de fofoca que o pessoal perde tanto tempo.) e manter o https apenas no da gvt e mudar o gateway padrão com failover, caso eu precise....
    Eu costumava utilizar o modem em modo bridge, e discar pppoe usando o pfsense, mas tinha problemas com quedas de internet (já li que tem um bugsinho que não reconecta) então deixei o modem roteando e configurei o dmz para o pfsense.
    Agora vem as duvidas...
    Quais as vantagens em usar o pfense para discar ppoe, algumas dicas?
    O que vocês fazem?
    Os 2 wan em dhcp funcionam bem?



  • Nunca usei duas conexões PPPOE.
    Porém, se ajuda em alguma coisa, tenho um cliente usando link ADSL Gigabit da Telefônica (PPPOE) num pfSense 2.0.1-RELEASE (amd64) com NIC Realtek 8169/8169S/8169SB(L)/8110S/8110SB(L) Gigabit Ethernet, modem em bridge. Ou seja, o pfSense é o responsável pela conexão PPPOE e não há problemas de quedas (perdas de conexão). E quando o link eventualmente cai, por problemas do Servidor de Internet (Telefônica), quando o serviço ADSL volta, a reconexão funciona normalmente, sem necessidade de intervenção manual alguma.

    A vantagem de usar o pfSense para discar PPPOE é que evita a necessidade de fazer NAT Port Forward para a maioria dos serviços de sua rede interna, uma vez que o modem, quando responsável por isso, irá lhe entregar um IP privado na WAN do pfSense.



  • Olá.

    Vou apenas completar o que o Johnnybe disse:

    Além de colocar o PFSense como PPPoE, há como configurar a interface para rediscar a conexão periódicamente.

    Em alguns provedores a conexão fica ruim após 2 ou 3 semanas conectado, por isso faço a discagem.



  • kkk obrigado…
    Mas acho que nunca fiquei mais de uma semana sem ter uma queda hehehehe <risada não="" muito="" alegre="">eu esqueci de mencionar uma coisa, meu pfsense esta virtualizado no esxi 5, isso pode atrapalhar o uso do ppoe?</risada>



  • Dependendo da quantidade de trafego, virtualizar o PFSense não é interessante, pois acaba aumentando a latência por ter o Hardware compartilhado.

    No caso só do PPoE não há problema.



  • Já configurei umas duas redes com dois links pppoe sem problema.
    Prefiro esta configuração, alguns modems adsl passam a responder melhor depois de tirar o trabalho de nat deles.


Locked