Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

PFSense OpenVPN Site to site com failover automático para clientes

Portuguese
    3
    8
    2653
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • C
      Crisao23 last edited by

Boa noite pessoal, primeiramente gostaria de dizer obrigado pelos bons posts e conteúdo do fórum nesta seção.

Utilizo o PFSense há alguns meses para conectar a matriz da empresa a duas filiais através de links wan e por meio de OpenVPN. A solução apresenta extrema estabilidade e foi o que me trouxe para o mundo do PFSense.

Gostaria de ofertar, se possível de forma automática, uma segunda opção de conexão aos pfsense "clientes" (filiais) no servidor da matriz. Caso eu venha a ter problemas no link primário que as conecta, os clientes automaticamente conectariam a uma segunda conexão configurada.

Isto é possível ? Alguém já executou algo similar ?

Desde já meu muito obrigado !

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        mantunespb last edited by

Amigo,

o seus links são dinâmico, ip fixo ou misto ??

• marcelloc
          marcelloc last edited by

Crisao23,

Primeiramente bem vindo ao fórum!  :)

A uns meses atras, discutimos sobre a melhor forma de fazer isso, mas acho que não encontramos uma solução definitiva.

Entre patches e scripts, acho que a melhor opção seria dns dinamico com contas pagas na matriz para atualizar o ip do host de vpn assim que  o link cair.

att,
          Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• M

Marcelo,

eu entendi o ele deseja, seria igual ao meu problema no passado, pq exemplo eu tenho um domínio:

"exemplo.dyndns.og" que esta pelo link WAN 1 (fixo), se o mesmo cair o WAN2 (dinamic) assume
            porem o endereço continua com WAN 1, na época o Luiz Gustavo fez um patch eu apliquei e não funcionou

a solução que tive, foi instalar o client dyndns em um computador linux ou windows,
            assim ele atualiza o endereço pelo
            link atual.

Seria muito interessante essa solução via pfsense, solução como endian existe esse recurso em atualizar
            o dyndns via link ativo..

• C
              Crisao23 last edited by

No ambiente, todos os links da matriz são corporativos, com ip fixo. Possuo 4 opções de provedor na matriz. Hoje tenho um pfsense configurado com "server" openvpn. Este "listener" funciona sob um ip público de um dos provedores (provedor 1).

Os links das filiais são únicos, sem redundância.

Hoje, os pfsense(s) instalados em cada uma das duas filiais estão com o cliente configurado para se conectar a este IP público do provedor 1.

Eu gostaria de saber se é adequado configurar um segundo link externo (provedor 2) no pfsense da matriz, configurar um server openvpn neste e de alguma forma indicar aos clientes da filial que nele se conectem em caso de falha no provedor 2.

• M

Crisao23,

a solução seria colocar um "domínio" (ex: dyndns) nos clientes e que ele seja atualizado quando link 1 cair, o cliente
                vão se conectar via link 2.

Eu nao conheço outra solução..

• marcelloc
                  marcelloc last edited by

Vi outro dia por aqui que para não precisar configura o openvpn duas vezes sem cada provedor, coloque ele para ouvir na lan e faça nat da wan e wan2 para o ip da lan na porta do openvpn

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• C
                    Crisao23 last edited by

Muito obrigado a todos que responderam.

Vou tentar a última sugestão, creio que irá funcionar.

Conseguindo posto um diagrama para quem quiser utilizar a mesma solução. Não é o ambiente mais simples porém é assustadora a eficiência do pfsense.

• First post
                      Last post