Problema com o Dashboard System Information
-
Boa tarde,
Estou observando meu Pfsense e o Disk Usage não passa de 1%, isso acontece no pfsense 2.0.1 e 2.1 beta usando o mesmo computador.
Estou usando um P4 2.8 |Mobo Asus| hd maxtor IDE 40G D740X-6L|512 MB RAM.
Agradeço desde já.
-
Estou observando meu Pfsense e o Disk Usage não passa de 1%…
Você vê isso como um problema? ???
Tenho um HD de 360Gb e o Disk Usage ainda mostra 0%, ou seja, nem chegou a 1%. ;D -
Digo que ele não passa de 1%, quando o executo o comando df -h vejo o uso de disco e está com 20 g usado por causa do cahce do squid, então teoricamente ele deveria mostrar +- 50% de uso.
-
Digo que ele não passa de 1%, quando o executo o comando df -h vejo o uso de disco e está com 20 g usado por causa do cahce do squid, então teoricamente ele deveria mostrar +- 50% de uso.
Ah! Se não me engano o Dashboard mostra o que esta sendo usado na montagem / e /usr
Veja meu caso:
$ df -h
Filesystem Size Used Avail Capacity Mounted on
/dev/ad4s1a 198G 73M 182G 0% /
devfs 1.0K 1.0K 0B 100% /dev
/dev/ad4s1d 44G 175M 40G 0% /usr
/dev/ad4s1e 44G 824M 39G 2% /var
devfs 1.0K 1.0K 0B 100% /var/dhcpd/devO Squid está em /var. Cache é variável.
Mais informações na tela abaixo:
-
Fiz um Update no PFSense 2.1 e limpei o cache do squid, agora está mostrando 4% de uso de disco. Bom acho que resolveu, qualquer coisa posto aqui novamente muito obrigado pela atenção.
-
Fiz um Update no PFSense 2.1 e limpei o cache do squid, agora está mostrando 4% de uso de disco. Bom acho que resolveu, qualquer coisa posto aqui novamente…
Você limpou o cache do Squid, portanto não vai demorar muito para ele ganhar espaço no disco novamente porque você tem pouca memória RAM e suas configurações no Squid pedem mais uso de disco justamente por falta de memória física.
Faça uma boa revisão das configurações no Squid para evitar problemas futuros. De preferência, se possível, aumente a memória física. Depois, fique atento ao seu HD porque o Squid faz muito acesso a disco por falta de memória RAM. Também pela configuração que exija mais do disco que da RAM. Eu tive um HD IDE com 3 anos de uso que pifou após 6 meses usando-o no pfSense com Squid. A máquina tinha 1Gb de RAM. -
Obrigado pela dica, vou ficar atento, estou fazendo um ambiente de teste para ver como ele funciona.