Multiplas vlan

• Ola pessoal,

A uma semana estou lendo e vendo tutoriais porem sem sucesso, tenho o cenario abaixo, na lan consigo configurar todas as codicoes que eu queira para acesso internet, porem na vlan nem internet, nem pingar, nao consegui realizar a configuração necessaria para liberar acesso a internet sem ter que acessar a rede da lan. Alguem poderia me passar os passos necessario para realizar esta configuração.

WAN = IP FIXO

LAN em1 192.168.1.1/24 = computares
    VLAN1 em1 192.168.2.1/24 = Wireless

Obrigado.
    Alex…

• Alexandro,
    Bem vindo ao fórum! :)

Se a sua placa de rede e o seu switch são compatíveis com vlan….

Configure as duas redes da interface e a porta do switch como tagged nos dois ids.

Att,
    Marcello Coutinho

• Marcelo, obrigado pela atenção.

A vlan que estou usando e dentro do pfsense  compartilhando a mesma ethernet.

ipfixo                    lan
    nuvem –------- pfsense ------------ switch  ----- computadores e/ou wireless
                                          vlan1

Quando uso vlan no switch consigo configurar a opção tagged ou untagged, no pfsense nao sei fazer isso.

Neste caso como poderia ajustar a configuração.

Obrigado.

• @AlexandroB:

Quando uso vlan no switch consigo configurar a opção tagged ou untagged, no pfsense nao sei fazer isso.

na console do pfsense,

escolha a opção 1) Assign Interfaces a primeira coisa que ele pergunta é se você vai usar vlans.

Depois disso basta dizer a interface fisica e o id de cada vlan que voce vai usar.

O mantunes acabou de publicar um link para um tutorial sobre configuração de vlans

Usando Pfsense com Vlan

Não esqueca de fazer backup antes de começar a alterar configurações.  ;)

att,
    Marcello Coutinho

Locked