Multiplas vlan
-
Ola pessoal,
A uma semana estou lendo e vendo tutoriais porem sem sucesso, tenho o cenario abaixo, na lan consigo configurar todas as codicoes que eu queira para acesso internet, porem na vlan nem internet, nem pingar, nao consegui realizar a configuração necessaria para liberar acesso a internet sem ter que acessar a rede da lan. Alguem poderia me passar os passos necessario para realizar esta configuração.
WAN = IP FIXO
LAN em1 192.168.1.1/24 = computares
VLAN1 em1 192.168.2.1/24 = WirelessObrigado.
Alex… -
Alexandro,
Bem vindo ao fórum! :)Se a sua placa de rede e o seu switch são compatíveis com vlan….
Configure as duas redes da interface e a porta do switch como tagged nos dois ids.
Att,
Marcello Coutinho -
Marcelo, obrigado pela atenção.
A vlan que estou usando e dentro do pfsense compartilhando a mesma ethernet.
ipfixo lan
nuvem –------- pfsense ------------ switch ----- computadores e/ou wireless
vlan1Quando uso vlan no switch consigo configurar a opção tagged ou untagged, no pfsense nao sei fazer isso.
Neste caso como poderia ajustar a configuração.
Obrigado.
-
Quando uso vlan no switch consigo configurar a opção tagged ou untagged, no pfsense nao sei fazer isso.
na console do pfsense,
escolha a opção 1) Assign Interfaces a primeira coisa que ele pergunta é se você vai usar vlans.
Depois disso basta dizer a interface fisica e o id de cada vlan que voce vai usar.
O mantunes acabou de publicar um link para um tutorial sobre configuração de vlans
Não esqueca de fazer backup antes de começar a alterar configurações. ;)
att,
Marcello Coutinho