[Resolvido] Pfsense não fala com a rede interna - Problema fácil.
-
Olá pessoal.
Tentei pesquisar no fórum sobre o meu problema mas não achei nenhum resultado que me ajudasse :-\Então.., configurei um pfsense só com squid e lightsquid, com 01 WAN e 01 LAN.
O problema é que quando coloco o cabo do modem (gvt) na porta WAN do pfsense e conecto o cabo do Switch
na porta LAN, minha rede fica inativa. Fica sem DHCP (ip), internet, nenhuma máquina fala com o pfsense e vice versa.WAN está no DHCP. (up)
LAN está no ESTÁTICO. (up)- Consigo pingar pelo shell do pfsense qualquer site o ip externo más não consigo pingar em nenhum ip interno.
- Dhcp ativado.
Tem algo que pode ser feito?
-
o modem da gvt está em modo bridge ? qual a faixa de ip que esta usando, ja verificou p switch, a placa de rede LAN ?
-
o modem está como "ppoe".
Ip do modem 192.168.1.1
Ip do Firewall 192.168.1.251
Switch testado. 100%São duas placas tplink gigabit 100/1000.
Quando conecto o cabo do modem no switch.. e do switch nas potas LAN e WAN, a rede funciona.
Mas seria mais seguro passar do modem direto para o firewall.. e do firewall distribuir. -
amigo,
"PPoE" é provavel que esteja em modo bridge.. desabilite o dhcp do modem, mude por exemplo 10.0.0.1, ligue o modem
na porta wan e faz a conexão usando o pfsense. tente pingar um ip da sua rede 192.168.1.x.posta o resultado..
-
Desculpe,
No modem tem opção PPoE e Bridge.. e está selecionado PPoE. ???
Manter modem discando?Tem problema a faixa de ip ser igual?
-
Amigo,
qual é modelo do modem.. o ideal é vc colocar ele em modo bridge, faça o teste de conectividade
das maquinas com outro switch, já que segundo vc, o pfsense consegue ping para internet.a rede, o WAN e LAN não pode ficar no mesmo segmento. quais os ips que estão nele ?
-
Modem Sagecom 1704 (disponibilizado pela gvt)
Eu não tenho outro switch amigo.WAN - 192.168.1.251
LAN - 192.168.1.51
MODEM - 192.168.1.1Resumindo,
tenho que alterar a faixa do modem, configura-lo em modo bridge e conectar na WAN do pfsense.
com isso, teria que ser feito uma configuração especifica na interface WAN ou posso deixa-la como está? -
WAN - 192.168.1.251
LAN - 192.168.1.51
MODEM - 192.168.1.1Você esta usando a mesma faixa de rede na wan e na lan, por isso você não consegue navegar….
-
Como o marcelo, falou a rede LAN e WAN não pode ter a mesma faixa de rede.
-
Resolvido!!
Era isso mesmo amigos.
Só alterei a faixa do modem e deu certo.Muito Obrigado!! ;D