Dúvida na criação de filas HFSC (QoS) Pfsense 2.01

• Bom dia pessoal!

Estou estudando e tentando aplicar o conhecimento adquirido criando as regras de QoS por HFSC de forma manual nas interfaces do nosso firewall,
    já que devido a estrutura da nossa rede ser um pouco diferenciada o que acaba ficando complicado usar o "wizard" que o PFSense fornece.

Possuo a interface WAN + DMZ configuradas em modo bridge, mas conforme pesquisas na internet devo especifica-las individualmente na hora de criar as regras de QoS ficando:

DMZ –-> WAN (upload) as regras são aplicadas na interface WAN
    DMZ <--- WAN (download) as regras são aplicadas na interface DMZ

Agora o seguinte cenário;

Servidor Web na DMZ ---> 200.x.x.10 
    Servidor Email na DMZ ---> 200.x.x.11
    Servidor DNS na DMZ ---> 200.x.x.11

na prática...

preciso priorizar e garantir banda mínima para serviço de e-mail em qualquer direção IN/OUT destinadas ou partindo do servidor de email
    preciso priorizar e garantir banda mínima para os acessos que serão realizados de fora da rede (internet) no servidor web.
    preciso priorizar e garantir banda mínima para requisições externas ao servidor de DNS
    preciso priorizar e garantir banda mínima para solicitações de ICMP em todos servidores citados que estão na DMZ

o pessoal da rede interna irá trafegar a velocidade normal ou seja não será aplicado estas regras pois trabalha numa rede giga-lan.

Criei as filas na interfaces WAN e DMZ de forma identica.... seguindo os conceitos deste bom "how-to"  https://calomel.org/pf_hfsc.html
    porém a dúvida minha dúvida é como aplicar as regras para filtrar as queues, percebi que no wizard o pfsense cria na aba "floating"
    e no caso mais especifico pro exemplo das requisições HTTP  no servidor web como devo criar esta regra tendo que quem inicia a conexão é o host exteno na internet mas o servidor web responde?
    neste caso tenho que aplicar o filtro para a fila que prioriza o trafego HTTP nas duas interfaces ou só na WAN?

espero que tenha deixado claro minha dúvida.

obrigado desde já.

att,
    Paulo.

• Tente colocar as regras liberando o acesso lan -> dmz antes das regras que tem o Qos, mesmo que seja na aba floating

Outra coisa que pode ajudar é colocar no lugar de "any", o "not lan subnet"

• teria a possibilidade de colocar estas regras de QoS aqui para analisar..

Log in to reply