Network interface mismatch

• Pessoal, bom dia!

Tenho uma máquina com o PfSense instalado e a mesma teve um problema com o cooler - aqueceu bastante - e com a fonte. Feita a substituíção - a fonte e  o cooler - e reiniciado o PfSense, o mesmo passou a exibir a seguinte mensagem:

Configuration could not be valited. A previous configuration was restored. A previous configuration was restored.

The failed configuration file has been saved as /conf/config.xml.bad

done.

Network interface mismatch – Running interface assignment option.

Abaixo ele lista as interfaces válidas.

Num primeiro momento, notei que a interface de LAN estava com seus leds apagados. Reinicializei a máquina com o CD Live do Ubuntu. Confirmei que a interface WAN estava OK e que a LAN não havia sido reconhecida. Retirei então o cartão da placa de rede com problema (LAN), ativei a placa de rede Onboard e reiniciei o computador. Ele reconheceu as 2 Placas de rede, mostrou as duas (Up) como interfaces válidas. Quando faço a atribuição das mesmas - para WAN e LAN, e confirmo para que ele faça as devidas atribuições e configurações, são exibidas algumas mensagens onde mudam apenas os números das linhas. Segue a mensagem:

Warning: Cannot use a scalar value as an array in /etc/inc/config.console.inc on line 382

E retorna para a mensagem pedindo para informar a interface WAN.

As minhas perguntas - por ser pouco experiente na utilização do PfSense são:

1. Qual a solução para essa situação?

2. Terei que reinstalar o PfSense?

3. Eu não salvei as configurações. Tem algum arquivo, o qual eu possa copiar - com as configurações - para, caso tenha que reinstalar o PfSense, eu possa depois copiá-lo de volta, de modo que reconheça e assuma o seu conteúdo como sendo as configurações a serem utilizadas?

Desde já agradeço o apoio de todos,

Edgar Wilson G. de Souza.

• Edgar Wilson,

Primeiramente, bem vindo ao fórum! :)

Fazer backup da configuração é uma tarefa básica que não pode ser deixada de lado.

Se você não substituiu a placa mãe, então provavelmente a sua instalação está corrompida.

Você pode tentar corrigir isso reaplicando a ultima versão do pfsense nesta instalação.

Dentro da pasta /conf você encontra o arquivo de configuração atual e dentro da pasta backup, alguns backups criados automaticamente pelo pfsense.

att,
    Marcello Coutinho

• Marcello, boa tarde!

Grato pela recepção.

Concordo que foi um GRANDE descuido não ter feito o backup da configuração e fica como lição.
    Quando você sugere tentar a correção reaplicando a última versão do PfSense, você está sugerindo a reinstalação TOTAL do mesmo? Ou seja, coloco o CD de instalação  e faço todos os procedimentos novamente?
    A minha pergunta é feita em razão de não ter encontrado nenhuma opção de instalação de reparação.
    Outra dúvida: copiando o arquivo de configuração, eu posso  após uma reinstalação, recolocá-lo em sua pasta de origem e o mesmo será, digamos, reconhecido pelo PfSense como sendo o arquivo de configuração atual?
    Continuo MUITO grato pelo apoio.

Att,

Edgar Wilson G. de Souza.

• @Edgar:

Quando você sugere tentar a correção reaplicando a última versão do PfSense, você está sugerindo a reinstalação TOTAL do mesmo? Ou seja, coloco o CD de instalação  e faço todos os procedimentos novamente?

Não, baixe o full update do site do pfsense e aplique o "upgrade" de firmware

@Edgar:

Outra dúvida: copiando o arquivo de configuração, eu posso  após uma reinstalação, recolocá-lo em sua pasta de origem e o mesmo será, digamos, reconhecido pelo PfSense como sendo o arquivo de configuração atual?

Se ele não estiver corrompido, sim.

Log in to reply