Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

Problemas na Instalação do PFsense no Poweredge R420

Portuguese
    7
    16
    3981
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L
      lfernandob last edited by

Pessoal, boa tarde!

Estou com dificuldade na instalação do pfsense em um servidor Dell R420 adquirido recentemente, estou instalando a versão AMD64 kernel 2.0.1, simplesmente a instalação para logo no começo e uma e fica na tela

db>

Eu baixe a versão 2.1 e foi mais adiante, porém logo depois de aceitar as configurações iniciais ele trava e não prossegue na instalação, alguém já teve alguma experiencia deste tipo ou alguma tem alguma ideia do que pode ser?

Obrigado,

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcelloc
        marcelloc last edited by

pode ser incompatibilidade de hardware, você já tentou dar boot com a opção 2(acpi disabled) ou alterar alguma configuração na(o) bios?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• L
          lfernandob last edited by

Então com o kernel 2.0.1 nem chega na escolha de opção com o kernel 2.1 chega mais quando eu escolho a opção 2 ele começa a carregar e para em IPsec: Initialized Security Association Processing e não passa dai.

• D
            Daniel-SP last edited by

Olá,
            Houve alguma evolução em relação a essa questão?
            Estou passando exatamente pelo mesmo problema na versão 2.1 e com o Dell PowerEdge R420.
            Achei que era algum problema de mídia ou algo assim. Gravei vários CDs, Pendrive, etc… mas nada funciona.
            Tentei o boot com acpi-off, safemode e nada também.
            O mais estranho é que na versão 2.1 Beta1 eu conseguia fazer a instalação completa por CD, mas depois de um tempo o servidor apresenta comportamento muito estranho. As vezes reiniciando, outras vezes perdendo acesso pela rede...
            Com o 2.1 RC a instalação para após aceitar as configurações de tela, teclado, etc...

Desde já agradeço.

• K
              kelsen last edited by

Geralmente esses problemas de travar na instalação são resolvidos desativando a interface de rede onboard.
              Faz um teste.

• D
                Daniel-SP last edited by

Fiz o teste novamente.
                Desativei as placas de rede "on-board" e tentei com a nova versão RC1.
                Obtive o mesmo resultado… a tela congela e tudo para depois da confirmação das configurações de monitor, teclado, etc...
                Mais alguma ideia?  :-
                Tem um modo "Debug" que eu possa tentar utilizar?

Desde já agradeço.

• G
                  gilmarcabral last edited by

Se tiver 2 hd retire um deles.
                  Tente fazer a instalação rodando o pfsense pelo live cd caso não der certo, instale durente o boot pelo cd a opção I de instalar.

• L
                    LFCavalcanti last edited by

Bom dia Senhores,

Qual a controladora de disco dos respectivos servidores?

Se vocês estiverem utilizando RAID, lembrem-se que Linux e o FreeBSD não trabalham bem com RAID via Software. Então se a controladora de disco for a S300, S500 ou S700 ou qualquer outra que comece com "S", pode haver instabilidade mesmo, sendo assim, desativem o RAID e deixem os HDs em "modo simples".

Tenho experiências positivas com as controladoras H200 e H710. No caso o "H" significa que o RAID é gerenciado diretamente na controladora via Hardware mesmo.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                    IT Manager
                    Arriviera Technology Group

• D
                      Daniel-SP last edited by

Respondendo as perguntas:

1. Sim, o servidor tem 2 HDs SAS
                      2. A controladora é a Perc H310 Mini (é a que vem onboard nesse modelo) - HDs em RAID-1

Tentei fazer o uso em LiveCD e outro comportamento bizarro aconteceu… Ao começar a checar as minhas placas de rede por conectividade (esse servidor te 6, sendo 2 onboard e 4 off) o Pfsense derrubou minha conexão com a IDRAC.
                      Utilizo a IDRAC de modo compartilhado pela NIC1 onboard.
                      Depois de perder o acesso, fui fisicamente até o server e tentei terminar o boot na LiveCD, mas ele dizia que não estava detectando nenhuma placa de rede ativa (o boot mostrou todas as 6 placas nomeadas como bge0-5).
                      Eu mudei o cabo da placa de rede várias vezes e o terminal mostrava que a placa X estava em UP, ou seja, ele detectava.
                      Mas a opção de autodetect da WAN dizia que não havia placa alguma em UP :/
                      Desisti do autodetect e coloquei "bge0" como WAN... e após uma eternidade, ele subiu o Pfsense mas eu não consigo acessar a interface (mesmo depois de manualmente colocar o IP).

A coisa tá feia...to achando que vou fazer a instalação usando SXi da Vmware.... perco muito com isso?

Desde já agradeço pela ajuda.

• L

Olá!

Realmente muito estranho o comportamento.

Quais os chips das placas de rede? Consultou na lista oficial de Hardware do PFSense?

Faça um teste: Baixe o FreeBSD e tente instalar nesse servidor, se der falha mesmo assim é incompatibilidade ou problema no Hardware, nesse caso é instalar um VMWare e subir uma VM.

A perca de desempenho não é tão grande dependendo do que vocÊ precisa, tamanho da infra que você atende. Como seu servidor usa HDs SAS, o atraso de resposta que a virtualização causa é compensado.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                        IT Manager

• B
                          Baloeiro last edited by

Eu tive um problema parecido em outro modelo da Dell, só funcionou quando desmontei o RAID

• D
                            Daniel-SP last edited by

Olá Baloeiro,
                            Quando diz que "desmontou" o RAID, significa que entrou na BIOS e desativou a placa? Ou entrou na interface da controladora e mandou apagar os Virtual Disks?
                            Desde já agradeço.

• L

No caso seria apagar os Virtual Disk e deixar eles como Single-Mode.

Se você desativar a controladora, não conseguirá acessar os discos.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                              IT Manager

• D
                                Daniel-SP last edited by

Nada feito!
                                Tive a esperança de que havia funcionado, mas eu configurei errado a controladora e acabei removendo qualquer HD pro S.O…
                                Tá bem difícil viu :/
                                Meu objetivo é rodar o Pfsense pra executar, além das funções de firewall, o Snort.
                                Vou tentar pelo Vmware mesmo. Já que o Vmware é suportado, vale a pena executar o 2.1-RC1? Alguém sabe como está o roadmap?

Grato pela ajuda ;)

• L

Olá!

Olha, realmente está cheirando a pipino com Hardware.

Sugiro, antes de investir tempo no VMWare, instalar outro SO nesse servidor para efeito de teste. Instale um Linux, como o Ubuntu ou um MS Windows 2008 da vida mesmo. Se ocorrer problema na instalação ou quando for acessar a internet com ele, é problema de hardware.

Sobre a versão RC1, ainda não é indicada para ambientes de produção, ou seja, não é estavel ainda.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                                  IT Manager

• D
                                    Daniel-SP last edited by

Obrigado LFCavalcanti,
                                    Já fiz a instalação de um Linux e tudo correu bem, o servidor permaneceu estável por umas duas semanas até eu voltar a fazer os testes com o PfSense.
                                    O bom de ter instalado o Esxi é que agora posso ter as 2 versões, a 2.0 pra produção e 2.1 p/ Homolog.
                                    Perguntei do roadmap da 2.1 por já estar na RC1, achei que seria lançado nas próximas semanas já.
                                    Obrigado pelas dicas! :)

att.
                                    Daniel

• First post
                                      Last post