Shaping simples

• Bom dia, pessoal.

Sou novo no fórum e com pfSense.

Até então utilizava BrazilFW, mas até o momento, estou maravilhado com a estabilidade do pfSense.

Embora eu ache a configuração relativamente simples, não estou conseguindo configurar um shaping simples, por IP.

Procurei bastante e não entendi o suficiente para fazer funcionar.

O que tenho:

• pfSense em bridge com uma WAN de 1mbps down e 320kbps up

O que preciso:

• limitar o IP de uma máquina (já amarrada ao MAC desta) em uma queue de 100kbps down e 50kbps up se a net estiver sendo usada
    • senão, deixar toda banda disponível ao IP

Alguém poderia me ajudar ou indicar algum tutorial?

Obrigado pela atenção de todos.

• TicoDePano,

Bem vindo ao Fórum!  :)

O limiter é a forma mais simples de limitar a banda de um ip ou definir limite de banda por grupo de ips.
    Para liberar a banda que estiver livre, você vai precisar rodar o wizard do traffic graph.

Pesquisei no google por "traffic shape no pfsense" e nos primeiros posts, encontrei algo que pode ajudar

Traffic Shaping with pfSense and HFSC

Traffic Shaping Guide

att,
    Marcello Coutinho

• @marcelloc:

TicoDePano,

Bem vindo ao Fórum!  :)

O limiter é a forma mais simples de limitar a banda de um ip ou definir limite de banda por grupo de ips.
    Para liberar a banda que estiver livre, você vai precisar rodar o wizard do traffic graph.

Pesquisei no google por "traffic shape no pfsense" e nos primeiros posts, encontrei algo que pode ajudar

Traffic Shaping with pfSense and HFSC

Traffic Shaping Guide

att,
    Marcello Coutinho

Oi, Marcelo.

O guia do pfSense já reli umas 4 vezes.

O vídeo do youtube assistirei quando chegar em casa após o trabalho e verei se consigo fazer funcionar hoje de noite.

Obrigado pela ajuda.

• Olhando o vídeo do link que o amigo Marcelo postou, pude perceber, se não estou errado, que as queues por IP devem ser determinadas como limiters.

Refiz novamente a configuração do wizard mas não resolve o meu problema.

O vídeo não explica como configurar queues individuais por IP.

Continuo na busca e tentando configurações diferentes.

Se alguém puder me ajudar de alguma forma, agradeço.

Locked