[Resolvido] "Rastrear"



  • Galera bom dia. Uso na empresa que trabalho o PFsense + o SQUID NÃO TRANSPARENTE + o SARG. Uso 2 links 1 dedicado 2MB e outro à Rádio 15 MB.

    Aqui é bem simples, todos os usuários usam proxy marcados nos navegadores e não tem como eles removerem pois fiz uma regra no servidor de domínio para isso. Apenas diretores e eu do TI temos acesso FULL da internet.

    Acontece que hoje na empresa, os dois links estão com a latencia muito alta, o link de 2MB está só nos 2 MB não cai de jeito nenhum, e o de 15MB sempre batendo na casa dos 10MB e por assim vai. A nossa internet está muito lenta e não consigo descobrir quem é que está usando a internet no modo dela ficar assim, já que NUNCA, NUNCA houve isso aqui.

    Será que instalar o CAPTIVE PORTAL e autenticação por Usuário seria a melhor opção? Fico no aguardo de respostas, obrigado.



  • Aqui no forum tem pacotes do monitoração em tempo real, mas também pode usar o ntop e o bandwitch para ver quem esta torando a rede.Pode ser também até a diretoria.Mas vai uma dica.Bloqueia todas as portas e libera o que é pertinente para e empresa assim fica mais fácil de você ver só a diretoria e a ti se não tem neguinho usando torrent ou p2p.Instala também o squidguard e cria regras de download de arquivo para bloqueio.Como já tem o sarg, aí você configura o squidguard para ele também para ver os downloads




  • ótimo resolvido com o BandwitchD, valeu parceiro. Achei o SAFADO… como falou que poderia ser a diretoria, logo descartei, pois eles nem estão na empresa. Mais resolvido, obrigado.



  • @kleyverson:

    ótimo resolvido com o BandwitchD, valeu parceiro. Achei o SAFADO… como falou que poderia ser a diretoria, logo descartei, pois eles nem estão na empresa. Mais resolvido, obrigado.

    cara, tentei usar o BandwidthD mas não consigo visualizar, dar um erro, ele funciona em proxy transparente?? como vc configurou o seu??
    Preciso fazer o msm aqui na empresa que eu trabalho.



  • @amapaense:

    tentei usar o BandwidthD mas não consigo visualizar

    Você configurou o serviço?

    Interface
    subnet
    Promiscuous
    Draw Graphs
    Meta Refresh



  • É verdade esqueci de mencionar isso…(que jumento..hehehe).

    Não é só instalar o pacote que ele vai funcionar assim tão repentinamente.

    As configurações são faceis, como o marcelo disse é só ler a descrição de cada opção e colocar o valor.Por isso que é bom você sempre fazer testes em vm's e depois colocar para funcionar na principal.



  • Segue a conf do meu!




  • Fiz as configurações iguais as do atsuma, pelo menos parou de da erro, mas a pagina do BandwidthD agora ficou toda em branco. Agora nem pra frente nem pra traz. rsrsr



  • Desinstala o pacote reinicia e instala de novo, para ver se volta ao normal.



  • @amapaense:

    Fiz as configurações iguais as do atsuma, pelo menos parou de da erro, mas a pagina do BandwidthD agora ficou toda em branco. Agora nem pra frente nem pra traz. rsrsr

    Aguarda uns minutos para ele coletar dados



  • Deu certo, fiz as configurações do atsuma ontem e deixei kieto, quando foi hj cheguei no trabalho e advinha, estava funcionando… axo que tem que esperar um tempo msm para que ele comece a coletar as informações.

    Vlw!!



  • mas vezes ele inicia o metra refresh antes do interval, por isso que dá umas bugadas as vezes mas não é nada de mais, já que esta funcionando.Coloca o squidguard na conf do sarg e instala o nyop também, assim terá 3 monitoramentos para ficar mais fácil de pegar os safados!


Log in to reply