Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Zabbix enviando informações erradas.

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 2 Posters 2.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • S Offline
      sosmicro
      last edited by

Olá pessoal..
      segue abaixo as configs. da minha infra do zabbix.
      servidor central centos 6.3 x64 com zabbix server 1.8.15
      proxy remoto pfsense x32 2.01 com zabbix proxy e agente instalados e configurados.

Meu problema está nas informações recebidas pelo Pfsense remoto.
      ex: tenho um servidor  windows (srvwindows.local1) em uma das redes remotas com o agente (1.8.15 x64) instalado e apontando para o IP do pfsense da rede  (não recebo nenhuma msg de erro ao startar o agente)
      no pfsense que tenho nesta rede está instalado o proxy (proxyPF.local1) e o agente  (pfsense.local1) . o proxy aponta para meu servidor zabbix em minha rede via dyndns (matriz.dyndns.org:10051) e o agente aponta para o próprio pfsense (127.0.0.1:10051).
      No servidor zabbix tenho todos estes hosts e proxy instalados e configurados corretamente.
      Ocorre que, se paro no servidor windows remoto (srvwindows.local1) o serviço do agente, não recebo nenhuma indicação de que o serviço foi parado (o Z continua verde), MAS se desabilito NO PFsense o agente dele, aí me é mostrada a indicação de que o servidor pfsense parou E tbem o servidor windows!!!!!! Caso eu reinicie o serviço do agente no servidor windows, ainda sim continuo com a indicação que o agente está
      desligado (Z vermelho)…. Por fim... quando starto novamente o agente no servidor PFsense, só aí tenho indicação que tanto o Pfsense quanto o servidor windows estão online (Z verde).
      Estive monitorando os 2 hosts remotos (Pfsene.local1 e srvwindows.local1) com um gráfico de ping.. Notei que quando paro o agente no servidor windows estando monitorando seu grafico, o mesmo (o grafico) continua monstrando dados...  o grafico apenas para quando interrompo o agente NO PFSENSE...(mesmo estando monitorando o servidor windows)...
      Ao que tudo indica, recebo apenas as informações do agente no pfsense, mesmo se houverem outras maquinas na rede em questao...

Desculpem o post extenso, mas para me fazer entender não creio que em 2 linhas conseguiria...

[]s

Oswaldo Romano
      SOSMICRO - uberaba - MG

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • A Offline
        alfrancis
        last edited by

meu amigo, não sei se ajuda, mas meu conselho seria:

acesso o prompt da maquina com o zabbix e utiliza:

zabbix_get -s ip da mquina que vc quer monitorar - k  system.hostname

Vai te informar qual host o zabbix ta pegando informação.

• A Offline
          alfrancis
          last edited by

Utilizo um cenário bem parecido com o teu, pelo teu texto fiquei  confuso, peço que faça um desenho, ficará bem mais claro para que possamos te ajudar.

• S Offline
            sosmicro
            last edited by

@alfrancis:

acesso o prompt da maquina com o zabbix e utiliza:

zabbix_get -s ip da mquina que vc quer monitorar - k  system.hostname

Vc quer dizer o servidor zabbix_server ou o pfsense com o zabbix_proxy???
            se estou no pfsense com o zabbix_proxy e dou o comando acima recebo o nome do host corretamente, mas no acesso via telnet ex: telnet srvwindows 10050 recebo a seguinte mensagem:
            Trying 10.1.1.5…
            Conected to 10.1.1.5.
            Escape character is '^]'.
            Connection closed by foreign host.

Oswaldo Romano
            SOSMICRO - uberaba - MG

• S Offline
              sosmicro
              last edited by

@alfrancis:

Utilizo um cenário bem parecido com o teu, pelo teu texto fiquei  confuso, peço que faça um desenho, ficará bem mais claro para que possamos te ajudar.

:)

Na tentativa de explicar tudo a gente acaba confundindo!!!

Vou tentar fazer o desenho da rede, tentando simplificar…

matriz
              servidor centos 6.3 zabbix_server 1.8.15 (matriz.dyndns.biz)

cliente1
              pfsense (zabbix_proxy e zabbix_agentd, cliente.dyndns.biz)
              srvwindwos (zabbix_agente)

(zabbix_server=matriz.dyndns.biz)---->internet<-----(pfsense=cliente.dyndns.biz=10.1.1.1)<-----srvwindows(10.1.1.5)

Nos logs do zabbix_agentd do srvwindows não recebo nenhuma mensagem de erro, ou seja, o cliente está conectado ao zabbix_proxy  e todos os dados estao sendo coletados...
              No log do zabbix_proxy instalado no pfsense recebo algumas msgs como estas (24197:20121206:044821.856 Zabbix Host [pfsense]: first network error, wait for 15 seconds)
              no log do zabbix_agentd instalado no pfsense não recebo nenhuma mensagem de erro.
              Quando executo comandos com zabbix_get (pfsense –>  agente windows) recebo todos os dados. Apenas quando uso telnet, a conexao é encerrada abruptamente com a msg do post anterior.....

O que parece estar acontecendo é que os dados dos hosts controlados pelo pfsense com o zabbix_proxy não estão sendo atualizados NO Servidor zabbix_server... apenas os dados do agente instalado no pfsense é que parecem estar sendo enviados ao servidor central....

Vc poderia postar os arquivos de conf do  proxy e agente instalados no pfsense???

[]s

Oswaldo Romano
              SOSMICRO - uberaba - MG

• A Offline
                alfrancis
                last edited by

Meu amigo, no meu caso, eu não utilizo o proxy do pfsense. eu uso através de um túnel vpn para monitoração dos hosts.

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.