Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Duas subnets na mesma interface lan

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    27 Posts 7 Posters 7.8k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M Offline
      mmerlone
      last edited by

@JackL:

Siga o conselho do marcelloc (VLAN) e evite "Virtual IP" pra redes diferentes numa mesma interface.

Então tá. O virtual IP funcionou pra dar acesso à internet, mas foi necessário desabilitar o "Automatic outbound NAT rule generation" e criar a regra de NAT Outbound na mão. Ficou ruim e mais todo mundo falando pra não fazer então é melhor não fazer :)

Mas não tenho prática nenhuma com VLAN, apenas algum conhecimento superficial teórico. Criei uma interface nova no pfsense com uma VLAN de tag 10 sobre a mesma interface da LAN. NAT automático, regras de firewall, tudo parece mais bonito assim e sem mistérios até aqui.

• interface LAN: bge0, 192.168.0.252/24

• interface LAN10: VLAN 10 on bge0, 10.0.0.5/24

Daqui pra frente começa o mistério e (minha) ignorância, e pra poder pedir ajuda acho melhor explicar a motivação.

Em minha rede, meu DHCP atribui ips da rede 192.168.0.0/24 para mac addresses conhecidos e 10.0.0.0/24 para desconhecidos, visitantes. Então não sei de qual porta do switch terei o cliente de qual rede.

Adicionei a VLAN tag 10 na porta do switch (Dell PowerConnect 2824), tagged, onde se conecta a bge0. Parece tudo certo, minha máquina (Ubuntu, 192.168.0.x) pinga 10.0.0.5, mas outra máquina na rede, com ip 10.0.0.8 não. Terei que adicionar a vlan a todas as portas do switch? Em meu caso são alguns switches e nem todos gerenciáveis… o que está faltando, onde estou errando, o que devo fazer?

Obviamente aqui alguém vai falar de captive portal, é o próximo passo, mas antes de qualquer forma preciso resolver isto, certo?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

Como você não sabe que porta é de qual rede, não use VLANs.

Use somente uma faixa de IP na rede toda, reservando metade da faixa para clientes cadastrados e a outra para visitantes.

192.168.0.0/23 pode resolver. Do 0.1 ao 0.255 clientes, e do 1.0 a 1.254 visitantes.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• M Offline
          mmerlone
          last edited by

@marcelloc:

Como você não sabe que porta é de qual rede, não use VLANs.
          Use somente uma faixa de IP na rede toda, reservando metade da faixa para clientes cadastrados e a outra para visitantes.
          192.168.0.0/23 pode resolver. Do 0.1 ao 0.255 clientes, e do 1.0 a 1.254 visitantes.

Não dá, não cabe. VLAN untagged não seria uma solução?

• marcellocM Offline
            marcelloc
            last edited by

@mmerlone:

Não dá, não cabe.

Não cabe onde????

• M Offline
              mmerlone
              last edited by

@marcelloc:

@mmerlone:

Não dá, não cabe.

Não cabe onde????

As máquinas de minha rede não cabem em um /25, preciso de /24 e prevejo um futuro não muito distante em que precisarei de um /23, /22….. ou seja, não dá pra separar metade da rede pra visitantes, minha rede não cabe em /25.

• T Offline
                TicoDePano
                last edited by

não é de largar de mão? :o

• marcellocM Offline
                  marcelloc
                  last edited by

@mmerlone:

As máquinas de minha rede não cabem em um /25, preciso de /24 e prevejo um futuro não muito distante em que precisarei de um /23, /22….. ou seja, não dá pra separar metade da rede pra visitantes, minha rede não cabe em /25.

Desculpe a pergunta mas…. onde você estudou/estuda redes????

Tenho redes corporativas segmentadas com vários /22 sem qualquer problema de broadcast.

Se você definir sua rede com um /22 e no dhcp reservar a faixa de ips com a quantidade que você quiser (mantendo a mascara e respeitando o limite de 1000 ips da faixa), vai funcionar...

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.