Carga de processamento alta!



  • Boa tarde!

    Montei recentemente um servidor PFSense com Multwan, balanceamento, Squid, Squidguard e autenticação no AD….. coisa bem simples...a rede tem cerca de 23 terminais e 3 servidores...

    O servidor do PFSense é um Athlon X2 novo....com 4GB de memória....

    notei que na tela de resumo do sistema a carga de processamento esta sempre em torno de 90%....

    Isto é normal? Quais fatores contribuem para esta utilização elevada?

    Att
    Augusto



  • Sim amigo é normal, pode ser simples para nós, mas está fazendo muitas coisas, principalmente no squid, squidguard, é uma tarefa robusta mesmo, a unica forma de mudar mesmo isso, é aumentar o numero de processador, no caso 2 com 4 cores e assim por diante, mas tome cuidado com esses 90% fique de olho.



  • Não acho que seja normal, para um Athlon X2, usar Carga de Processamento (CPU Usage) de 90% o tempo todo. Mesmo que esteja utilizando Squid, Squidguard.
    Já vi instalações dedicadas do pfSense 2.0.1 usando Celeron Dual Core E3400 @ 2.60GHz, com os mesmos pacotes instalados, com 37 clientes utilizando a rede intensivamente e quase nunca ultrapassa 20%, se muito. Normalmente fica entre 2% ~ 11%.
    Contudo, é preciso considerar:
    1- Qual versão do pfSense?
    2- Está usando máquina virtual?



  • @Augusto:

    Isto é normal? Quais fatores contribuem para esta utilização elevada?

    Augusto, além das dicas já postadas aqui, use os comandos do proprio sistema operacional na console/ssh para identificar o que está comendo sua cpu.

    top, pftop, etc…


Locked