Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[RESOLVIDO] Ajuda na Configuração Modem Thomson (Net Virtua 100mbps)

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 3 Posters 33.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • N
      nitchinho
      last edited by

Boa tarde!

Bom, sou novo no Fórum e também no Pfsense, então se eu estiver falando alguma asneira, peço desculpas…

Enfim, no meu trabalho tenho duas WAN (Speedy 10mbps e Virtua 100mbps) e uma LAN.
      Eu configurei no Pfsense a interface e gateway e eles navegam normalmente, porém tenho um problema:
      O link do Speedy consegue fazer acesso remoto RDP (porta 3389). Regra criada normalmente
      O link do Virtua não consegue fazer o acesso remoto, mesmo tendo a mesma regra criada normalmente.
      Uma coisa que eu tenho estranhado, é no status da interface do Virtua. O IP que mostra é 192.168.10.4, com gateway 192.168.10.1.
      Não sei se está correto, acho que ele deveria mostrar o IP externo (ex.: 188.19.177...), assim como é mostrado no link do speedy.

Já procurei tudo no modem do virtua e não consegui fazer ele me entregar o ip externo. O único jeito de fazer o virtua funcionar no pfsense foi clonando o MTA MAC na interface. Também não sei se está correto. Quando eu tinha um modem do virtua com velocidade inferior (acho que 20mbps), tinha uma opção que eu desabilitava e me entregava o IP externo no "ipconfig" e não o ip privado (192.168....). Poderiam me ajudar? Mostrar onde estou errando? Necessito urgentemente fazer o Virtua acessar remoto...

Obrigado!

–-------------------------------
      Rodrigo Almeida - TI
      Sevilha Contabilidade LTDA.
      www.sevilha.com.br

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • N
        nitchinho
        last edited by

Desculpe, só informando a versão: Pfsense 2.0.2-RELEASE+Squid 2.7.9

Rodrigo Almeida - TI
        www.sevilha.com.br

• marcellocM
          marcelloc
          last edited by

nitchinho, bem vindo ao fórum! :)

parece que seu modem da virtua não entrega o link em modo bridge. Neste caso, você precisa configurar o mesmo nat nos dois equipamentos (modem e pfsense)

att,
          Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• L
            LFCavalcanti
            last edited by

Olá!

No seu caso além de modem o aparelho já é um roteador, por isso essa faixa de IPs.

Em um cliente com o mesmo problema, entrei no modem da NET e criei uma DMZ apontando para um IP dentro da subnet do modem(Ex. 192.168.10.200) e fixei esse IP no PFSense.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
            IT Manager
            Arriviera Technology Group

• N
              nitchinho
              last edited by

@LFCavalcanti:

Olá!

No seu caso além de modem o aparelho já é um roteador, por isso essa faixa de IPs.

Em um cliente com o mesmo problema, entrei no modem da NET e criei uma DMZ apontando para um IP dentro da subnet do modem(Ex. 192.168.10.200) e fixei esse IP no PFSense.

Obrigado pela ajuda amigo!
              Então como o modem/router está entregando o ip 192.168.10.4 para o pfsense, eu acesso o modem e crio uma dmz apontando para esse IP, certo?
              Se for isso, já tento!

Rodrigo Almeida - TI
              www.sevilha.com.br

• N
                nitchinho
                last edited by

@marcelloc:

nitchinho, bem vindo ao fórum! :)

parece que seu modem da virtua não entrega o link em modo bridge. Neste caso, você precisa configurar o mesmo nat nos dois equipamentos (modem e pfsense)

att,
                Marcello Coutinho

Olá Marcello, obrigado pela ajuda!
                Vou acessar a interface do modem e colocar a configuração NAT também… Que bos** este modem do Virtua... Será que se eu ligar lá eles não fornecem um modem em modo bridge com a velocidade de 100mbps? não sei se é tão seguro assim eu fazer o RDP também dentro do modem... Mas enfim, se for a única solução, vamos tentar!

Rodrigo Almeida - TI
                www.sevilha.com.br

• L
                  LFCavalcanti
                  last edited by

Na verdade esse IP que ele fornece para o PFSense está dentro da faixa DHCP. É melhor pegar um IP fora da faixa e fixa-lo na WAN do PFSense.

Sobre o modem em si, na verdade ele é bem util para usuários domésticos, para empresas não deveria ser utilizado.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                  IT Manager

• N
                    nitchinho
                    last edited by

@LFCavalcanti:

Na verdade esse IP que ele fornece para o PFSense está dentro da faixa DHCP. É melhor pegar um IP fora da faixa e fixa-lo na WAN do PFSense.

Sobre o modem em si, na verdade ele é bem util para usuários domésticos, para empresas não deveria ser utilizado.

Luiz, o PFSense está no range 192.168.0.1 até 192.168.1.254. Então quando você diz que está na mesma faixa de IP, se refere a LAN ou ao próprio range do modem? Pois acredito que está diferente a faixa de ip do modem / PFSense

Novamente obrigado!

Rodrigo Almeida - TI
                    www.sevilha.com.br

• L
                      LFCavalcanti
                      last edited by

Vamos com calma… esqueça a LAN por enquanto.

O esquema de ligação está assim:

MODEM NET ---> PFSENSE ---> REDE INTERNA

Certo?

Seu modem da NET fornece 192.168.10.x. Então entre no modem e veja em seu DHCP qual a faixa definida, getalmente do .10 a .150. Assim pegue um IP que não esteja dentro da faixa DHCP, fixe este IP no PFSense, cadastrando o IP do modem como gateway da WAN a qual ele está plugado no PFSense.

Agora vá no modem e procure pela configuração de DMZ, coloque o IP que você configurou no PFSense no campo DMZ do modem.

Salve, aplique e etc.

Agora o modem redirecionará todas as portas para esse endereço.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                      IT Manager

• N
                        nitchinho
                        last edited by

@LFCavalcanti:

Vamos com calma… esqueça a LAN por enquanto.

O esquema de ligação está assim:

MODEM NET ---> PFSENSE ---> REDE INTERNA

Certo?

Seu modem da NET fornece 192.168.10.x. Então entre no modem e veja em seu DHCP qual a faixa definida, getalmente do .10 a .150. Assim pegue um IP que não esteja dentro da faixa DHCP, fixe este IP no PFSense, cadastrando o IP do modem como gateway da WAN a qual ele está plugado no PFSense.

Agora vá no modem e procure pela configuração de DMZ, coloque o IP que você configurou no PFSense no campo DMZ do modem.

Salve, aplique e etc.

Agora o modem redirecionará todas as portas para esse endereço.

Luiz, você é o cara! Me salvou… Deu certo... O DHCP do modem estava do .10.2 até .10.254, eu coloquei até 100. Daí no WAN (onde está o Virtua), no campo "Static IP configuration" eu coloquei 192.168.10.200. Em Gateway, cliquei em "add a new one" e informei o IP do Modem do Virtua (192.168.10.1). Neste mesmo modem, eu fui na configuração DMZ e coloquei o IP 192.168.10.200. Subiu que é uma beleza! Consegui acessar o MS RDP...

Eu não sei se ele deveria mostrar no status da interface o IP externo, está mostrando o 192.168.10.200. Mas acho que é normal, pois está funcionando. Só não fiquei muito tempo com o remoto ativo para saber a eficiência, mas acredito que não teremos problemas. Qualquer novidade eu informo... RESOLVIDO!

Rodrigo Almeida - TI
                        www.sevilha.com.br

• L
                          LFCavalcanti
                          last edited by

Que bom que conseguiu resolver  ;D

O IP válido realmente fica no modem da NET no seu caso, mas irá responder ao redirecionamentos de porta normalmente.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                          IT Manager

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.