Template Zabbix 2 PfSense 2.0.2

• Senhores, fiz um template SNMP para o PfSense 2.0.2 (acredito que não vá mudar pro 2.0.1) de acordo com as minhas necessidades;
    o template contêm os seguintes items:

• pfCounter

• pfLimits

• pfLogInterface

• pfStateTable

• pfStatus

• pftimeouts

Ainda faltam algumas coisas do tipo, contagem de bytes das interfaces; pra isso eu estou vendo uma forma de pegar os valores da tabela ao invés de gerar um item pra cada interface; como não sou expert em zabbix, criei um tópico no forum, caso alguém queira me ajudar:
    https://www.zabbix.com/forum/showthread.php?t=38880

http://www.4shared.com/document/RBvI6Zgn/pfsense202.html

Edit: Assim que tiver mais atualizações eu posto aqui.

• Kelsen, excelente iniciativa.

Como sugestão, publique suas contribuições no github.

Ele é gratuito para projetos open e bem mais fácil de ser econtrato pelo google ;)

Você também pode sugerir ao dbaio para incluir no pacote.

att,
    Marcello Coutinho

• Parabéns kelsen,

Faço minhas, as palavras do marcelloc.

Pelo que sei o pessoal do Zabbix já vinha trabalhando num template novo para o pfSense 2.x - este para trabalhar com os agentes. Mas não tive mais novidades sobre o status quo desta iniciativa.

Se tiveres notícias a este respeito ou novidades do seu template SNMP, não deixe de informar aqui no fórum.

Abraços!
    Jack

• Tentei postar no github mas to mais perdido que cego no tiroteio  :-[
    Vou tentar adicionar o máximo de itens e assim eu peço ao dbaio depois pra adicionar no pacote.
    JackL eu procurei isso ai na net mas não achei nada a respeito.

• @kelsen:

Tentei postar no github mas to mais perdido que cego no tiroteio  :-[
    [/quote]

Veja este guia prático (acho bem didático): http://rogerdudler.github.com/git-guide/index.pt_BR.html

JackL eu procurei isso ai na net mas não achei nada a respeito.

Sim… a última notícia que tive a este respeito foi em uma conversa informal com o próprio Alexei, num evento de SL em Foz do Iguaçu.

Abraços!
    Jack

• Template atualizado, novos items:

• pfInterfaces

• pfInterfacesIfEntry

• pfTables

• system

• Conseguiu subir ele no github?

• kelsen++

• Olá!

Parabéns e obrigado pela contribuição.

Para qual versão do Zabbix está testado?

• @LFCavalcanti:

Acho que é o pacote com a versão 2  ::)

• @LFCavalcanti:

Olá!

Parabéns e obrigado pela contribuição.

Olá,
      Zabbix_server 2.0.2 e 2.0.4, zabbix_client 2.

• Template atualizado no Github.

• hrProcessorEntry

• hrStorage

• hrSystem

Qualquer dúvida ou sugestão poste aqui, vou tentar responder o mais rápido possível, Abraços!

• Eu gostaria de saber se esses Templates estão contemplando:

1- Uso da interface Wan in
    2- Uso da interface Lan out
    3- Uso do Processador
    4- Uso da Memória RAM
    5- Uso do Disco

Além disso, quais são os intervalos de tempo estabelecidos para cada item acima: dia/semana/mes/trimestre/semestre/ano.  :)

• Johnnybe, tem tudo isso, o intervalo é de 30 ou 60 segundos, isso você pode ajustar de acordo com suas necessidades.

• @kelsen:

Johnnybe, tem tudo isso, o intervalo é de 30 ou 60 segundos, isso você pode ajustar de acordo com suas necessidades.

kelsen, não foi bem isso o que eu queria dizer, desculpe-me a falta de maiores explicações.
    O que eu quero saber é se, os gráficos dos Templates que citei, se apresentam nos intervalos de tempo dia/semana/mes/trimestre/semestre/ano. Da mesma forma como esses gráficos se apresentam no RRD Graphs, percebe? O caso é que, apesar de parecer redundante, pelo Zabbix o relatório pode ser mais completo assim como os alertas de uso ou queda de um determinado serviço. Em especial a queda do gateway ou da Wan.
    Infelizmente, esses relatórios no pfSense só tem destino a 01 (um) e-mail. Na minha opinião, deveria ter campo para pelo menos mais 02 (dois).
    Além do mais, os gráficos de uso enviados por e-mail pelo pfSense não possuem uma leitura adequada, uma vez que o espectro de cores está sempre entre vermelho e cinza. Acho que isso não oferece uma leitura bem clara e o Zabbix pode fazer melhor que isso.

• Em relação as cores dos gráficos vermelho e cinza, isso pode ser customizado e tem tópico aqui ensinando isso. Acho que a questão de relatórios do pfSense poderia ser melhor sim.
    Em relação ao zabbix, você pode escolher o intervalo de tempo usando um calendário, por exemplo, do dia 01/01 ao 30/01, o template que fiz não tem gráficos ainda, ele contêm somente os items, mais desses items o zabbix já gera um grafico simples, e você pode customizar o seu próprio gráfico.
    Com tempo eu adiciono gráficos ao template. Aguarde!

Edit: Não me lembro como o relatório dos gráficos é exibido no email, mas acho que a customização que falei afeta o gráfico enviado por email tb.

• @kelsen:

Em relação as cores dos gráficos vermelho e cinza, isso pode ser customizado e tem tópico aqui ensinando isso.

Edit: Não me lembro como o relatório dos gráficos é exibido no email, mas acho que a customização que falei afeta o gráfico enviado por email tb.

Ah tá! hehehehe
    Fui eu quem publicou como fazer a modificação de cores do RRD Graphs.  ;)

Já tentei de tudo quanto é jeito, mas no relatório por e-mail nunca consegui que as cores customizadas se apresentassem.
    No e-mail sempre vem com as cores padrão, infelizmente.  :(

• Fui eu quem publicou como fazer a modificação de cores do RRD Graphs.

Ráaa.. pegadinha do malandro..  ;D Não me lembrava que foi que postou rsrsrs.
    Então, como te disse, relatórios do pfSense é muito precário, embora eu ache os gráficos pfSense melhor que do Zabbix.
    To pensando em fazer um jeito de buscar numa página centralizada os gráficos dos pfSense que tenho instalado; tipo numa droplist eu seleciono o firewall e me retorna a página do gráficos "status_rrd_graph.php" ou só os gráficos. Mas não sou nenhum programador, entendo de leve e aí fica dificil.

• @kelsen:

Senhores, fiz um template SNMP para o PfSense 2.0.2 (acredito que não vá mudar pro 2.0.1) de acordo com as minhas necessidades;
    o template contêm os seguintes items:

• pfCounter

• pfLimits

• pfLogInterface

• pfStateTable

• pfStatus

• pftimeouts

Ainda faltam algumas coisas do tipo, contagem de bytes das interfaces; pra isso eu estou vendo uma forma de pegar os valores da tabela ao invés de gerar um item pra cada interface; como não sou expert em zabbix, criei um tópico no forum, caso alguém queira me ajudar:
    https://www.zabbix.com/forum/showthread.php?t=38880

http://www.4shared.com/document/RBvI6Zgn/pfsense202.html

Edit: Assim que tiver mais atualizações eu posto aqui.

Pessoal estou iniciando neste mundo. Como faço para subir este template?

• Vai em configuração -> templates e importa ele; sugiro ainda que vc não linka o template no host pq ai vc nao vai conseguir editar os itens e modificar sua interface de rede, em vez disso, copie os itens do template pro seu host.

• Onde consigo uma Legenda para cada item desse? saber o que cada um faz para poder montar minhas triggers.

• Alguém poderia me passar suas triggers para eu me basear na montagem do meu monitoramento?

• @anphibio:

Onde consigo uma Legenda para cada item desse? saber o que cada um faz para poder montar minhas triggers.

Cada item tem suas descrição em inglês.

Locked