Template Zabbix 2 PfSense 2.0.2
-
Eu gostaria de saber se esses Templates estão contemplando:
1- Uso da interface Wan in
2- Uso da interface Lan out
3- Uso do Processador
4- Uso da Memória RAM
5- Uso do DiscoAlém disso, quais são os intervalos de tempo estabelecidos para cada item acima: dia/semana/mes/trimestre/semestre/ano. :)
-
Johnnybe, tem tudo isso, o intervalo é de 30 ou 60 segundos, isso você pode ajustar de acordo com suas necessidades.
-
Johnnybe, tem tudo isso, o intervalo é de 30 ou 60 segundos, isso você pode ajustar de acordo com suas necessidades.
kelsen, não foi bem isso o que eu queria dizer, desculpe-me a falta de maiores explicações.
O que eu quero saber é se, os gráficos dos Templates que citei, se apresentam nos intervalos de tempo dia/semana/mes/trimestre/semestre/ano. Da mesma forma como esses gráficos se apresentam no RRD Graphs, percebe? O caso é que, apesar de parecer redundante, pelo Zabbix o relatório pode ser mais completo assim como os alertas de uso ou queda de um determinado serviço. Em especial a queda do gateway ou da Wan.
Infelizmente, esses relatórios no pfSense só tem destino a 01 (um) e-mail. Na minha opinião, deveria ter campo para pelo menos mais 02 (dois).
Além do mais, os gráficos de uso enviados por e-mail pelo pfSense não possuem uma leitura adequada, uma vez que o espectro de cores está sempre entre vermelho e cinza. Acho que isso não oferece uma leitura bem clara e o Zabbix pode fazer melhor que isso. -
Em relação as cores dos gráficos vermelho e cinza, isso pode ser customizado e tem tópico aqui ensinando isso. Acho que a questão de relatórios do pfSense poderia ser melhor sim.
Em relação ao zabbix, você pode escolher o intervalo de tempo usando um calendário, por exemplo, do dia 01/01 ao 30/01, o template que fiz não tem gráficos ainda, ele contêm somente os items, mais desses items o zabbix já gera um grafico simples, e você pode customizar o seu próprio gráfico.
Com tempo eu adiciono gráficos ao template. Aguarde!Edit: Não me lembro como o relatório dos gráficos é exibido no email, mas acho que a customização que falei afeta o gráfico enviado por email tb.
-
Em relação as cores dos gráficos vermelho e cinza, isso pode ser customizado e tem tópico aqui ensinando isso.
Edit: Não me lembro como o relatório dos gráficos é exibido no email, mas acho que a customização que falei afeta o gráfico enviado por email tb.
Ah tá! hehehehe
Fui eu quem publicou como fazer a modificação de cores do RRD Graphs. ;)Já tentei de tudo quanto é jeito, mas no relatório por e-mail nunca consegui que as cores customizadas se apresentassem.
No e-mail sempre vem com as cores padrão, infelizmente. :( -
Fui eu quem publicou como fazer a modificação de cores do RRD Graphs.
Ráaa.. pegadinha do malandro.. ;D Não me lembrava que foi que postou rsrsrs.
Então, como te disse, relatórios do pfSense é muito precário, embora eu ache os gráficos pfSense melhor que do Zabbix.
To pensando em fazer um jeito de buscar numa página centralizada os gráficos dos pfSense que tenho instalado; tipo numa droplist eu seleciono o firewall e me retorna a página do gráficos "status_rrd_graph.php" ou só os gráficos. Mas não sou nenhum programador, entendo de leve e aí fica dificil. -
Senhores, fiz um template SNMP para o PfSense 2.0.2 (acredito que não vá mudar pro 2.0.1) de acordo com as minhas necessidades;
o template contêm os seguintes items:-
pfCounter
-
pfLimits
-
pfLogInterface
-
pfStateTable
-
pfStatus
-
pftimeouts
Ainda faltam algumas coisas do tipo, contagem de bytes das interfaces; pra isso eu estou vendo uma forma de pegar os valores da tabela ao invés de gerar um item pra cada interface; como não sou expert em zabbix, criei um tópico no forum, caso alguém queira me ajudar:
https://www.zabbix.com/forum/showthread.php?t=38880http://www.4shared.com/document/RBvI6Zgn/pfsense202.html
Edit: Assim que tiver mais atualizações eu posto aqui.
Pessoal estou iniciando neste mundo. Como faço para subir este template?
-
-
Vai em configuração -> templates e importa ele; sugiro ainda que vc não linka o template no host pq ai vc nao vai conseguir editar os itens e modificar sua interface de rede, em vez disso, copie os itens do template pro seu host.
-
Onde consigo uma Legenda para cada item desse? saber o que cada um faz para poder montar minhas triggers.
-
Alguém poderia me passar suas triggers para eu me basear na montagem do meu monitoramento?
-
Onde consigo uma Legenda para cada item desse? saber o que cada um faz para poder montar minhas triggers.
Cada item tem suas descrição em inglês.