[Resolvido] Entendendo o funcionamento de regra NAT/Firewall
-
Caros,
por favor, me ajudem a entender esta regra, está meio nebuloso pra mim entender o que acontece.
A interface OPT2 é onde está meu link de internet; foi criada uma regra NAT que gerou uma regra de Firewall automaticamente.
Esta regra é para eu acessar meu servidor de antivírus tanto internamente quanto externamente (segue evidências em anexo).Como ocorre este direcionamento, sendo que o link de internet (default) pertence a uma rede (interface OPT2) e a máquina destino em outra (interface OPT4, VLAN)?
Já alterei para OPT4 address para testes e desta forma deixei de conectar no servidor.
Obrigado, desculpem algum inconveniente.
-
O nat ocorre antes da regra de firewall, por isso você vê um endereço da opt4 nas regras da opt2.
-
Marcelo,
novamente, obrigado pela costumeira ajuda. Acredito que entendi.
Abri este tópico pois preciso criar uma regra similar a esta, mas tratando-se de um segundo link de internet, que não é default e que pertence a uma rede diferente da máquina destino.Na NAT, sempre devemos apontar para o endereço ao qual o link WAN pertence, em Destination (WAN -> WAN address)?
Obrigado!
-
Na NAT, sempre devemos apontar para o endereço ao qual o link WAN pertence, em Destination (WAN -> WAN address)?
Sim, qualquer endereço da interface externa configurado no pfsense, seja ip, alias ou proxy arp.
-
Obrigado, Marcelo!
Tópico encerrado!