Virtual Box + pfSense + Multi Wan
-
Galera, preciso configurar o pfsense com multiwan no virtualbox.
Tenho 3 placas de rede:
placa rede 1 - rede local
placa rede 2 - internet Speedy (IP FIXO)
placa rede 3 - internet NETPrimeiramente como devo setar as placas de rede no virtual box? devo colocar as 3 em modo bridge?
Depois, como configurar no pfsense cada uma das wan?Desde já agradeço a ajuda e atenção de todos.
Alex Linche
-
Configure todas em modo bridge.
Veja os tutoriais aqui do forum para configurar duas wans.
-
Os Ips no pfsense não deveriam pegar o ip válido da internet de cada modem automaticamente?
Com pppoe sim, com DHCP não.
Cada modem esta espetado em uma interface de rede?
-
Configure todas em modo bridge.
Veja os tutoriais aqui do forum para configurar duas wans.
OK Marcelo
Depois de colocar todos em modo bridge, como configuro a internet no pfsensem, as duas como DHCP? Visto que as placas de rede do windows, já receberam o ip válido da internet?Os Ips no pfsense não deveriam pegar o ip válido da internet de cada modem automaticamente? Ou seja, deveria pegar o ip que a placa de rede do windows está pegando.
-
Os Ips no pfsense não deveriam pegar o ip válido da internet de cada modem automaticamente?
Com pppoe sim, com DHCP não.
Cada modem esta espetado em uma interface de rede?
Sim Marcello, cada modem em sua placa de rede. E no windows, as placas de rede pegam o ip válido de seus respectivos modems tanto que a internet funciona normalmente nos dois links.
Esses ips que estão nas placas de rede do windows, não deveriam estar nas interfaces? Como fazer isso?
-
Desabilite o DHCP nas interfaces do windows e deixe o pfsense pegar este IP.
Windows com IP valido é uma das coisas mais arriscadas que conheço.
-
Desabilite o DHCP nas interfaces do windows e deixe o pfsense pegar este IP.
Não entendi Marcello, como façõ isso?
-
Vai nas configurações da interface de rede do windows e desabilita o ipv4.
-
Vai nas configurações da interface de rede do windows e desabilita o ipv4.
Marcello, não precisei fazer isso, o que fiz foi o seguinte, configurei no virtualbox, as duas interfaces de WAN, como NAT, configurei os gateways e failover e agora quando eu tento pingar de dentro do pfsense qualquer site, através do DNS lookup, estou conseguindo resposta, mesmo derrubando um dos links de internet.
Porem, nas estações de trabalho, ainda não funciona a internet, sabe me dizer o que tem errado?
Estou na empresa no momento, então dá pra testar. -
Agora consigo fazer o ping das estações para qualquer site, no windows 7, ao lado do relógio, no icone da placa de rede diz que tenho acesso a internet, mas ainda não está navegando em nenhum computador.
O que pode ser?
-
Não deixe seu windows com IP valido.
Você esta implementando um firewall em cima de virtualbox? Ate onde sei ele só funciona aberto no login e não como serviço.
Isso é um teste ou uma instalação?
Sua topologia de rede está falha da forma que postou.
-
Fala Marcello, esse é apenas um teste, para que depois eu possa implementá-lo definitivamente, mas primeiro preciso tirar minhas duvidas e ter certeza de que ficará estável.
O único problema no momento, é que consigo pingar os sites através das estações, mas ainda assim não está navegando, onde posso ter errado?Abraços,
Alex Linche -
onde posso ter errado?
Em vários pontos. Como ficou sua configuração? tirou os ips válidos do windows e passou para o pfsense.
-
onde posso ter errado?
Em vários pontos. Como ficou sua configuração? tirou os ips válidos do windows e passou para o pfsense.
Ainda não, os ips válidos continuam nas placas de rede do windows, que estão configuradas em NAT no virtualbox. De dentro do pfSense eu consigo pingar externamente, assim como das estações, porém, não navegam.