Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PfSense 2.1, Squid 3, Squid 2.7.9 e Backup - Uma estória

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 3 Posters 2.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J
      johnnybe
      last edited by

Tenho testado o pfSense 2.1 há alguns meses sem problema algum.
      Porém, alguns dias atrás, decidi desinstalar o Squid e testar o Squid 3 em modo transparente. Até que funcionou bem, durante algum tempo. Exceto a aba Real time do Squid 3 que nunca funcionou.

Ontem a noite, alguns sites demoravam muito para abrir, outros ficavam na tentativa, infinitamente. Um bom exemplo disso é a página do Estadão. A página demorou tanto tempo no "aguardando resposta" que eu nem esperei por "time out" ou qualquer outra mensagem. Interrompi o carregamento e resolvi desinstalar o Squid 3 e reinstalar o Squid 2.7.9. Isso só deu dor de cabeça. Quase nenhum site abria mais. Lá vinha tela de erro do Squid no navegador. Linhas e linhas de erros diversos. Só a página inicial do Google abria. Até a navegação pela interface gráfica do pfSense era uma tristeza. Sem tempo para resolver, desinstalei o Squid para que a navegação pela internet fosse possível.

Hoje pela tarde, com mais tempo, reinstalei o Squid 2 e lá vieram os erros novamente.
      Com isso, lá fui eu à restauração do Backup que eu tinha feito imediatamente antes de instalar o Squid 3.
      Demorou cerca de 17 minutos a restauração e tudo voltou ao normal.

Por isso que eu sempre insisto com meus colegas de fórum entre outros: Vai alterar qualquer coisa, sempre faça backup antes.

you would not believe the view up here

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

As configurações das versões 2.7 e 3.1 deveriam ser idênticas no xml nos campos em comum.

Como alternativa no proximo teste, depois do backup feito, tente remover as entradas do squid com o comando viconfig e em seguida procurar por pastas esquecidas pelo pacote.

att,
        Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• K
          kallklen
          last edited by

@johnnybe:

Por isso que eu sempre insisto com meus colegas de fórum entre outros: Vai alterar qualquer coisa, sempre faça backup antes.

De fato o backup é essencial, já salvou minha pele muitas vezes…
          Utilizo o backup da propria webGui, é o mais recomendavel ?

• J
            johnnybe
            last edited by

@kallklen:

Utilizo o backup da propria webGui, é o mais recomendavel ?

Funciona muito bem. Nunca tive problemas.

• J
              johnnybe
              last edited by

@marcelloc:

As configurações das versões 2.7 e 3.1 deveriam ser idênticas no xml nos campos em comum.

Como alternativa no proximo teste, depois do backup feito, tente remover as entradas do squid com o comando viconfig e em seguida procurar por pastas esquecidas pelo pacote.

As configurações estavam idênticas, Marcello. Inclusive, quando instalei o Squid 3, verifiquei cada aba, suas configurações e salvei uma a uma. Após reverter para o Squid 2 também.

Essa dica do comando viconfig é algo que irei verificar no futuro. Não estou muito propenso a ficar queimando tempo em Betas. Se está funcionando, mantenho. Se não está, chamo a restauração em caso de problemas. Espero que me entenda. :)

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

@johnnybe:

Espero que me entenda. :)

Perfeitamente…

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.