Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[Resolvido] Interface Gráfica não carrega ao aplicar regra.

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    14 Posts 3 Posters 5.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A
      AlexLinche
      last edited by

Fala galera,
      To com mais um problema que não to conseguindo resolver.
      Estou tentando usar o squid com o dansguardian, como base, estou me guiando pelo seguinte tópico http://forum.pfsense.org/index.php?topic=42664.0 e tudo instala e funciona até o momento em que eu crio a seguinte regra:

Firewall → NAT → Port Forward

Interface: LAN
      Protocol: TCP
      Source: LAN subnet
      Destination: any
      Destination Port: HTTP to HTTP
      Redirect IP: 192.168.1.254 (ip do meu pfsense)
      Redirect Target Port: 8080

Quando aplico a regra, perco a comunicação com a interface gráfica, não consigo acessá-la de jeito nenhum, o que pode ser?
      Notei que o dansguardian está funcionando, pois consigo navegar em qualquer site, mas nada de acessar a interface gráfica do pfsense.

Abraços,
      Alex Linche

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        johnnybe
        last edited by

Sua interface gráfica deve estar usando HTTPS. Você criou uma regra que permite apenas HTTP na porta 8080.  ::)

you would not believe the view up here

• A
          AlexLinche
          last edited by

@johnnybe:

Sua interface gráfica deve estar usando HTTPS. Você criou uma regra que apenas permite HTTP na porta 8080.  ::)

Johny, você me lembrou outra coisa, como o próprio tópico citado indicou, tambem fiz isso para as portas HTTPS, foi esse o meu erro: ou seja ficou assim:

Destination Port: HTTPS to HTTPS
          Redirect IP: 192.168.1.254

Foi feito essa regra e a outra mencionada acima.
          O que devo fazer para voltar a ter acesso? Foi nessa mesmo que errei? ou na HTTP?

Pensei em alterar o ip da lan e acessar a interface novamente, mas preciso saber onde errei, para consertar e voltar a usar o ip atual.

Abraços,
          Alex Linche

• J
            johnnybe
            last edited by

Dependendo da porta em que seu pfSense escuta e da ordem das regras pode ter errado em ambas.
            Afinal, em qual porta a GUI do seu pfsense escuta? E a ordem das regras, verificou isso? Desabilitou a regra anti-lockout? Ainda tem acesso à interface gráfica?

• A
              AlexLinche
              last edited by

@johnnybe:

Dependendo da porta em que seu pfSense escuta e da ordem das regras pode ter errado em ambas.
              Afinal, em qual porta a GUI do seu pfsense escuta? E a ordem das regras, verificou isso? Desabilitou a regra anti-lockout? Ainda tem acesso à interface gráfica?

Johnny, usei o comando pfctl -d para desativar o firewall e então tive novamente acesso a interface gráfica. Fui em NAT, forwarding e desabilitei as duas regras que criei.
              Estou acessando pelo endereço https://192.168.1.254. Apliquei primeiro a regra a seguir e em seguida a outra:

Firewall → NAT → Port Forward

REGRA 1
              Destination Port: HTTP to HTTP
              Redirect IP: 192.168.1.254 (ip do meu pfsense)

REGRA 2
              Destination Port: HTTPS to HTTPS
              Redirect IP: 192.168.1.254

Depois de aplicar as duas que perdi o acesso a interface gráfica. Nesse momento, estão desabilitadas, como devo prosseguir para não perder o acesso e continuar funcionando o dansguardian?

• J
                johnnybe
                last edited by

Depende do que você quer. Por que você está insistindo tanto na porta 8080? Você não respondeu minhas perguntas anteriores:
                1. Em qual porta a GUI do seu pfsense escuta?
                2. E a ordem das regras, verificou isso?
                3. Desabilitou a regra anti-lockout?

Isso está parecendo ajuda homeopática, em doses pequenas.  ;D

• A
                  AlexLinche
                  last edited by

@johnnybe:

Depende do que você quer. Por que você está insistindo tanto na porta 8080? Você não respondeu minhas perguntas anteriores:
                  1. Em qual porta a GUI do seu pfsense escuta?
                  2. E a ordem das regras, verificou isso?
                  3. Desabilitou a regra anti-lockout?

Isso está parecendo ajuda homeopática, em doses pequenas.  ;D

rsrsrs, desculpa ae, é que sou novo nisso e imaginei que tivesse respondido, rsrsr.
                  Vou tentar, se ainda não for claro, paciência comigo hein, rsrrs.

1- Acredito que na padrão, não mudei nada, o protocolo está marcado HTTPS, mas em TCP Port, está vazio.
                  2- A ordem das regras eu não sei te dizer, o que seria? a regra 1 é referente a HTTP e a regra 2 HTTPS.
                  3- A opção disable web-configurator anti-lockout rule está desmarcada. Não mexi nisso.

Ajudou??
                  Vamos com calma, eu ainda fico bom nisso, rsrsr.
                  E desde já, obrigado pela ajuda e paciencia.

Acabei de aplicar apenas a regra referente a HTTP, funcionou certinho, o dansguardian está ok, instalei o SARG e deu certo tbm, continuo tendo acesso a webGUI.
                  Se eu mudar a porta de acesso a webGUI, seria na opção TCP Port da Guia advanced? aí poderia aplicar a segunda regra, referente a HTTPS, estou certo?

• J
                    johnnybe
                    last edited by

@AlexLinche:

Acabei de aplicar apenas a regra referente a HTTP, funcionou certinho, o dansguardian está ok, instalei o SARG e deu certo tbm, continuo tendo acesso a webGUI.
                    Se eu mudar a porta de acesso a webGUI, seria na opção TCP Port da Guia advanced? aí poderia aplicar a segunda regra, referente a HTTPS, estou certo?

Yes sir. Para mudar a porta de acesso a webGUI, é na opção TCP Port da Guia advanced. Por padrão ela escuta na 443, quando está em branco.

Maaaassss… porque você quer fazer Nat Port Forward do IP do seu pfSense? Justamente da porta 8080 que não é a dele? Pode explicar o que você pretende com essa porta 8080?  ::) :)

• A
                      AlexLinche
                      last edited by

@johnnybe:

@AlexLinche:

Yes sir. Para mudar a porta de acesso a webGUI, é na opção TCP Port da Guia advanced. Por padrão ela escuta na 443, quando está em branco.

Maaaassss… porque você quer fazer Nat Port Forward do IP do seu pfSense? Justamente da porta 8080 que não é a dele? Pode explicar o que você pretende com essa porta 8080?  ::) :)

É que estou redirencionando o tráfego para a porta 8080 do dansguardian.

• J
                        johnnybe
                        last edited by

E precisa disso se você já disse antes que está funcionando?  ::)

• marcellocM
                          marcelloc
                          last edited by

O problema é bem simples, você criou uma regra redirecionando qualquer trafego para porta 80 e 443 para o dansguardian.

A forma mais simples de resolver isso, é trocar a porta da interface web para qualquer coisa diferente de 80 ou 443.

8081, 8443, etc etc etc….

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• J
                            johnnybe
                            last edited by

Só queria fazer ele pensar um pouco…  ;)

• A
                              AlexLinche
                              last edited by

@marcelloc:

O problema é bem simples, você criou uma regra redirecionando qualquer trafego para porta 80 e 443 para o dansguardian.

A forma mais simples de resolver isso, é trocar a porta da interface web para qualquer coisa diferente de 80 ou 443.

8081, 8443, etc etc etc….

Sim, eu tinha entendido isso, só não tinha certeza se era na opção TCP Port que eu deveria mudar a porta, mas ontem mesmo eu testei e tinha dado certo.

• A
                                AlexLinche
                                last edited by

@johnnybe:

E precisa disso se você já disse antes que está funcionando?  ::)

É que eu editei a mensagem onde fiz a pergunta assim que funcionou.
                                Vlw Marcelo e Johnny, até o momento, tudo funcionando, incluindo antivirus, agora preciso pensar em como melhorar tudo, vou analisar qual será o próximo passo.

Abraços,
                                Alex Linche

• First post
                                  Last post
                                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.