Limitar navegação por tempo de uso
-
Uma duvida, e possivel no pfsense limitar a navegação por tempo de uso (de preferencia usando o squid)? (Possuo o pfsense2.0.1+squidautenticado+squidguard)
Por exemplo um usuario pode navegar apenas 1h por dia independente do horario que ele acessar.Grato.
-
Utilizando o squidGuard vc cria um horario na aba Times e na ACL vc escolhe horário, dai é só usar a imaginação, cria a regra liberando o ip naquele horário e só.
Obs: Dizem que isso não funciona bem, pois o usuário pode continuar navegando depois do horário se não der um reload no squidGuard ou squid. -
Kelsen,
Funciona sim. Já tive muitos problemas com isso, mas com o Squid 3 e o SquidGuard mais recente não há mais problemas.
diegogyn,
Pelo que entendi no seu caso, não deve ser definido um horário fixo, apenas uma cota diária de navegação. Nesse caso, de uma olhada aqui:
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,8930.msg246601.html#msg246601
O Captive Portal pode fazer isso através dos Vouchers, a questão é controlar os Vouchers.
Você realmente possui essa necessidade tão especifica?
-
LFCavalcanti,
Poise o chefe que teve essa ideia, pensei no captive mas como você falou tem que ficar controlando voucher e meu squid e autenticado (pra acessar a internet vai ficar muito burocratico) essa questão de horario e mais pra quem tem lanhouse, em fim vou tentar fazer ele mudar de ideia, pra mim o ideal e fazer uma whitelist no horario comercial, e usar blacklist no horario do almoço por exemplo.
Kelsen,
Eu uso o squid2+squidguard (porem não estou usando a ultima versão, estou na 2.0.1), não tive esse problema mas curiosamente quando formatei e instalei o pfSense aqui de novo no mesmo computador isso começou a ocorrer, assim que sair a versão 2.0.3 irei reinstalar e ver se esse problema ainda ocorre.
Obrigado a todos.
-
No seu lugar eu usuaria o Captive Portal + Freeradius. O Freeradius tem a opção de você controlar o uso por quantidade de dados trafegados ou tempo de uso da internet. Pode apostar que ele supre sua necessidade
Nesse tópico: http://forum.pfsense.org/index.php/topic,8930.0.html
Nessa opção: Captive portal com freeradius2 (audio em turco)
Tem exatamente o que você precisa. Basta olhar o video com bastante atenção que lá ensina toda a configuração.
Espero ter ajudado.
Abraços
ATT
Breno Alencar