[Resolvido] Load Balance Pfsense
-
Ola Pessoal,
Estou com problema relacionado a failover. Por algum motivo o segundo link não fica online no pfSense, somente o primeiro. Segui a risca a configuração segundo o Livro do pfSense que por sinal é muito bom, mas não consigo fazer o Load Balance funcionar. Testei o segundo link e ele esta funcionando normalmente.
Alguma ideia?
Valeu!!
-
Colocou um IP que responde a ping via link2 e criou rota estática para este ping sempre sair pelo link2?
-
Antes de montar as rotas eu subi os dois links, mas ele ficou offline, ou seja, ele esta offline desde o momento que coloquei ele na opt1.
Segue a legenda da imagem;Gateway Wan = LoadBalance, está apontando para o Gateway Diveo. Os dois estão online. Entendo que o Gateway esta ok, ele identificou que o link1 Diveo está ok
Gateway Diveo (WAN) = Link1
Gateway Ajato(OPT1) = Link2
-
Desabilita o monitoramento do link.
-
Eu desabilitei o WAN, quando fui para tela inicial os 3 ficaram online mas foi por segundos ai o segundo link caiu de novo, então desabilitei o monitoramento do Diveo, nada tb. Por ultimo desabilitei o monitoramento do Ajato.. Ai sim os 3 estão online conforme o print;
Minha pergunta é: O que está errado? não devo deixar o IP Monitor Ativo? Outra coisa, depois de desabilitado eu pinguei o WAN, ok, pigou, mas o OPT1 não pingou
-
verifica seu nat de saída.
E com eu falei no outro post, coloque um ip valido para testar cada link, e não esqueça da rota estática para forçar a saída do ping pelo link que você quer testar.
-
To achando que o problema está no link ou na placa. o estranho é que colocando o link no note o link funciona. e a placa configurada para receber a WAN o pfSense tb acha está UP. Passei a tarde toda realizando diversos tipos de testes, inclusive de subir uma reconfigurar a VM inteira deixando somente este link e mesmo assim ele não pinga, fica offline.
-
Bom atualizando o post. Eu descobri que esse ip que não esta subindo é dinamico e eu estava colocando ips fixos nele. Deixei ele sozinho no pfSense na placa WAN no modo DHCP e nada, ele sobe como 0.0.0.0 não pega nenhum IP. Testando este link no notebook ele só pega IP quando rebota a maquina, porém quando reboto o pfSense ele não sobe. Alguem tem alguma sugestão?
-
Dependendo do provedor, você precisa de um dhcp release na maquina que pegou ip antes de tentar trocar de placa/equipamento.
-
Bom atualizando o post. Eu descobri que esse ip que não esta subindo é dinamico e eu estava colocando ips fixos nele. Deixei ele sozinho no pfSense na placa WAN no modo DHCP e nada, ele sobe como 0.0.0.0 não pega nenhum IP. Testando este link no notebook ele só pega IP quando rebota a maquina, porém quando reboto o pfSense ele não sobe. Alguem tem alguma sugestão?
Muito provavelmente deve ter controle de MAC pelo o provedor, a muito tempo atrás mexi em um link da ajato (que hoje é vivo, não?) e eles tinham controle de MAC… se não quiser passar pelo o 0800, você pode clonar o MAC do notebook no pfsense, só especificar na configuração da WAN
-
Exato, hoje o link AJATO esta sob responsabilidade da VIVO, possivelmente seja algo relacionado ao mac mesmo. Eu fiz o teste com outro link dinamico da SPEEDY e funcionou direitinho. Por enquanto vou usar assim mesmo. Então considero como resolvido o problema 2 links ativos como Failover, já que um dos links não é dedicado e o openvpn tb esta OK.
Obrigado a todos pela ajuda. -
Então considero como resolvido…
Se conseguir renomear este tópico com um "[RESOLVIDO]" na frente, facilita a organização aqui do fórum! ;)
Abraços!
Jack