LINKS WAN OFF X ON-LINE
-
Boa noite.
Em um ambiente virtualizado em VIRTUALBOX PFSENSE 2.1beta1(22.02.13), estão dois links WAN. O link maior é o gatway principal, tendo feito as configurações de roteamento e de regras no pfsense, quando um dos links cai o outro ate atende a solicitação mas é muito sofrível, fica lento mesmo sendo derrubado o link menor no caso de 1MEGA o outro tem 5MEGAS. Exite algum motivo para esta instabilidade no PFSENSE?, e mesmo estando ele instalado em maquina física acontece a mesma coisa. Deixei também habilitada a opção: Balanceando de Carga Permitir a alteração de rota padrão
Se o link onde o gateway padrão reside falhar, troca o default gateway para outro disponível.Há mais alguma coisa a ser feita para garantir a resposta mais precisa do sistema, e o interessante é que o se cai o link menor é o maior que sofre para responder.
Obrigado
-
Já inverteu a configuração(passar link de 5m para a wan) para ver se seu pfsense está conseguindo "usar" o link2?
-
O Link de 5m esta na wan o outro de 1m é OPT1.
-
Quando você define o gateway com o ip da wan, o acesso fica lento?
-
Quando você define o gateway com o ip da wan, o acesso fica lento?
Nã verdade o gateway é o ip da wan ele tem mais peso que o outro de 1 mega. Alias o gateway não serio o ip do Pfsense(192.168.1.1), as duas conexões que tenho de internet são feitas via PPoE no PFSENSE. Na guia de gateways coloquei o valor 5 como tempo de espera para reposta.
Espero ter sido o mais claro possivel.
Obrigado.
-
Seus links pppoe estão na mesma faixa de rede ou coisa parecida?
-
Seus links pppoe estão na mesma faixa de rede ou coisa parecida?
Estou no estão de São Paulo, 1 link vem da vivo e o outro vem de uma outra empresa que claro compra o sinal da vivo. Mas vem ate mim
por caminhos diferentes.Obrigado
-
Me referi a faixa de IP.
-
Me referi a faixa de IP.
Os Links trabalham em PPoE entao recebo IPs aleatórios, veja este exemplo:
LINK WAN1: 187.85.32.10X
LINK WAN2: 189.47.41.12X
PFSENSE: 192.168.1.1 -
Olá ;D
Dependendo da quantidade de estações um Link de 1MB pode ser muito pouco.
Mas vamos a configuração:
1 - O que está lento? Só a navegação ou a latencia também está alta?
Você pode estar enfrentando excesso de uso no Link, sem limitar banda nos usuários isso pode "travar" o link.2 - Já testou esse Link direto em um computador para conferir o desempenho?
Mesma questão do Item 1.3 - Como está configurado seu Load Balance?(Se puder um Print ou descrição)
Uma configuração sem querer errada pode causar balanceamento incorreto.4 - Há Squid ativo nesse Servidor?
O Squid pode não estar acompanhando a mudança de Gateway, você seguiu a recomentação com as regras de Floating? -
O que sãoas regras de Floating?
Nos tutoriais que falam a respeito de balaneamento de carga no pfsense não havia orientação quanto a este item.
obrigado
-
regras de firewall na aba floating. :)