Agregação de Link
-
Ola Pessoal !!
Tenho o Seguinte cenário:
Wan 01: (velox 5MB Roteado no modem ADSL)
Wan 02: (PPOE 10MB)
LAN : ( 192.168.1.1 - 192.168.1.100 DHCP Server rodando para os clientes LANS)
Configurei o Failover para os Links Wans e esta funcionando perfeitamente, mas quando faço um teste de velocidade de conexão em algum medidor de velocidade só retorna a velocidade do Velox ou seja só ta pegando o link Wan 01, oa observar os gráficos percebo que o WAN 02 só passa a ter trafego quando desconecto o wan 01, gostaria na verdade de somar os dois links de forma que quando os dois estiverem UP de uma Velocidade de 15MB é posíviel ??? realizar a agregação desses linsk ??
Desde ja agradeço a todos
atc;
Antonio Junior -
-
gostaria na verdade de somar os dois links de forma que quando os dois estiverem UP de uma Velocidade de 15MB é posíviel ??? realizar a agregação desses linsk ??
Agregação de links só funciona com suporte do provedor, o que você vai conseguir fazer é deixar os dois links com o mesmo tier para balancear o trafego.
-
Agregação de links só funciona com suporte do provedor, o que você vai conseguir fazer é deixar os dois links com o mesmo tier para balancear o trafego.
Adicionalmente ao que o Marcello explicitou, caso tenha suporte do provedor/operadora, o pfSense suporta o recurso/protocolo LAGG.
Para saber mais, acesse: http://doc.pfsense.org/index.php/LAGG_Interfaces
Abraços!
Jack -
Olá,
No caso do autor do tópico o problema está relacionado a forma de configuração.
Há diferença entre Fail-Over e Load Balance.
Um Fail-Over opera como seu PFSense está operando, apenas se uma conexão falhar a outra assume.
O que você quer é Load Balance, onde o consumo de banda é distribuido entre as duas conexões.
Há vários tutoriais a respeito de Fail-Over com Load Balancing aqui mesmo no forum em portugues.
-
Ola Pessoal !!
Tenho o Seguinte cenário:
Wan 01: (velox 5MB Roteado no modem ADSL)
Wan 02: (PPOE 10MB)
LAN : ( 192.168.1.1 - 192.168.1.100 DHCP Server rodando para os clientes LANS)
Configurei o Failover para os Links Wans e esta funcionando perfeitamente, mas quando faço um teste de velocidade de conexão em algum medidor de velocidade só retorna a velocidade do Velox ou seja só ta pegando o link Wan 01, oa observar os gráficos percebo que o WAN 02 só passa a ter trafego quando desconecto o wan 01, gostaria na verdade de somar os dois links de forma que quando os dois estiverem UP de uma Velocidade de 15MB é posíviel ??? realizar a agregação desses linsk ??
Desde ja agradeço a todos
atc;
Antonio Junior -
-
Vide resposta anteriores
-
gostaria na verdade de somar os dois links de forma que quando os dois estiverem UP de uma Velocidade de 15MB é posíviel ??? realizar a agregação desses linsk ??
Marcelo,
caso eu tenha o suporte do provedor, como seria essa configuração.? -
caso eu tenha o suporte do provedor, como seria essa configuração.?
Estude o recurso de LAGG e os protocolos suportados por ele no pfSense: http://doc.pfsense.org/index.php/LAGG_Interfaces
Abraços!
Jack -
caso eu tenha o suporte do provedor, como seria essa configuração.?
Estude o recurso de LAGG e os protocolos suportados por ele no pfSense: http://doc.pfsense.org/index.php/LAGG_Interfaces
Abraços!
JackJack,
mais uma vez Obrigado!
;D