Controle de Banda
-
Boa tarde, preciso de um help.
Hoje tenho um pFsense 2.0.1-RELEASE (i386) rodando o seguintes serviços:
Squid
SquidGuard
IMspector
LoadBalance
Tenho dois links de internet (Speedy e Algar LP)Hoje o speedy está como gateway padrão, visto que instalamos nossa LP na ultima sexta feira. Temos 60 vendedores externos que acessam nossa rede via TS para utilizarem o sistema ERP da empresa, e temos mais 60 computadores internos.
Nossa LP é de 6MB e gostaria de fazer um controle de banda para isso … visto que tenho dois links em loadbalance, existe a possibilidade de deixar apenas um deles para acesse interno e outro para acesso externo? ou limitar a banda deixar 50% do link de 6MB para os vendedores externos acessarem a empresa? preciso muito da ajuda de voces porque ja tentei fazer de diversas maneiras mas ainda sem sucesso.
abraço
-
Boa tarde, preciso de um help.
Hoje tenho um pFsense 2.0.1-RELEASE (i386) rodando o seguintes serviços:
Squid
SquidGuard
IMspector
LoadBalance
Tenho dois links de internet (Speedy e Algar LP)Hoje o speedy está como gateway padrão, visto que instalamos nossa LP na ultima sexta feira. Temos 60 vendedores externos que acessam nossa rede via TS para utilizarem o sistema ERP da empresa, e temos mais 60 computadores internos.
Nossa LP é de 6MB e gostaria de fazer um controle de banda para isso … visto que tenho dois links em loadbalance, existe a possibilidade de deixar apenas um deles para acesse interno e outro para acesso externo? ou limitar a banda deixar 50% do link de 6MB para os vendedores externos acessarem a empresa? preciso muito da ajuda de voces porque ja tentei fazer de diversas maneiras mas ainda sem sucesso.
abraço
Boa tarde Joel
Cara com esta sua estrutura eu faria da seguinte maneira.
Loadbalanced/Failover sem default gateway. Com o PFSense distribuindo o acesso da sua lan interna no link que tiver com menos latência.
Verificaria qual dos links é o mais indicado para o acesso externo(maior velocidade / menor latência / link constante sem quedas) e informava este IP publico para os vendedores externo acessarem por ele. No caso acho que a LP da Algar seja a mais indicada pois na empresa que presto serviço o link da algar é muito mais estável do que o speed(novo vivo).Fica ai minha sugestão.