PfSense+Squid3+Outlook 2010 = desconexão intermitente
-
Oi, pessoal!
Estou usando o pfSense como firewall e Squid3 como servidor proxy. Tem acontecido um fato estranho na minha empresa: o Outlook 2010, volta e meia, desconecta do servidor IMAP (minha empresa usa e-mail da UOL). Quando isso acontece eu preciso desabilitar/habilitar a placa de rede para a conexão ser reestabelecida. Este erro não acontece em uma rede aberta, só na rede atrás do firewall.
Bem, minha situação é essa:
* Nas Opções de Internet, o proxy está setado;
* O Outlook sincroniza perfeitamente com o servidor IMAP UOL;
* Recebo e envio e-mails normalmente. No ping, não pingo o servidor, mas resolvo;
* DO NADA o Outlook me dá o erro 0x800ccc0e: Não é possível conectar ao servidor (ele estava conectado há um segundo…);
* Quando isso acontece, continuo navegando pelo proxy normalmente, mas o ping não resolve mais nada;
* O Outlook nunca mais sincronizará ou o ping resolverá o servidor. Preciso desabilitar/habilitar a placa de rede;
* O Outlook volta a funcionar e o ping volta a resolver o servidor, até que o erro aconteça novamente.Todas as máquinas de minha empresa usam Windows 7 Pro x64 e Office 2010 Home and Busnss x64. Todas as máquinas estão setadas para navegar pelo Squid (que não está transparente) e com IPs manuais.
Agradeço a todos que puderem ajudar!
-
Após experimentar o erro mais uma vez, estou chegando a uma conclusão: o Outlook não tem nada a ver com o problema. Não saberia explicar direito, mas o que está acontecendo é que, de tempos em tempos, as máquinas param de resolver os sites. O teste de ping prova isso. Como não consigo resolver ninguém, o Outlook para de sincronizar. O interessante é que a navegação na web continua normal. Será que é por que sai pelo proxy? Mas então, por onde o Outlook sai?
-
Olá!
Toda vez que você faz o teste com Ping, é sempre usando dominios?(Ex. uol.com.br)
Quando acontecer, teste direto com um IP, como o do DNS Google(8.8.8.8)Falando em DNS, quem(Servidor) é o DNS primário dos computadores da rede?
Geralmente é um controlador de dominio. Verifique se não é ai o problema. -
Então, quando eu pingo 8.8.8.8 ou qualquer outro IP, eu pingo de boa. O problema é com domínios.
Tenho dois sambas 4 na minha rede (um primário, um secundário) e eles são os DNSs. Realmente o problema pode estar neles… vou alterar a ordem entre primário e secundário para ver.
Obrigado pela sugestão! -
Resolvi reiniciar os meus Sambas4 para ver se o problema estava neles. Me passou pela cabeça fazer um teste de ping enquanto reiniciava o primário e depois o secundário. Enquanto reiniciava o primário, nada de ping. Assim que levantei o primário e reiniciei o secundário… ping funcionando sem desabilitar/habilitar placa de rede.
E agora? Será que o primário e o secundário estão dando conflito nos PCs? Ambos tem no resolv.conf o pfSense como nameserver. Ambos continuam resolvendo e pingando normal, mesmo que as máquinas Windows não pinguem ou resolvam... -
Confere a monitoria dos links, talvez o pfsense está recebendo informações de link com falha.
Uma alternativa seria desabilitar o teste do link para ver se o erro para de acontecer.