Ajuda com VLAN
-
Ola pessoal ,na verdade nunca trabalhei com VLAN, estive lendo varios artigos sobre o assunto, mas me perdi um pouco. O que estou na verdade precisando fazer é o seguinte:
Tenho um Access Point Wireless, que suporta VLAN, o que preciso é definir um tag pra esse access point, e fazer uma configuração no PfSense onde toda conexao com essa tag, entre em um limitador de banda. Já criei a VLAN no pfsense, fiz um assign na interface, depois disso o que preciso fazer?
Obrigado..
-
Crie quantas redes(vlans) você precisar e associe na porta onde o firewall será ligado.
No pfsense repita o mesmo procedimento, criando uma interface para cada vlan.Depois disso, continue o procedimento como se você tivesse n placas de rede configurada no seu pfsense.
-
Oi marcello, obrigado pela resposta, fiz conforme voce falou, mas uma rede nao enxerga a outra pelo firewall, preciso fazer algum tipo de roteamento?
-
Oi marcello, obrigado pela resposta, fiz conforme voce falou, mas uma rede nao enxerga a outra pelo firewall, preciso fazer algum tipo de roteamento?
sim, pleo próprio firewall.
Cada vlan tem o ip correspondente do firwall como gateway
ex:
vlan 10 ip pfsense 192.168.10.1 rede 192.168.10.0/24 gw 192.168.10.1
vlan 11 ip pfsense 192.168.11.1 rede 192.168.11.0/24 gw 192.168.11.1
.
.
.