[Problema]Perda de resolução de nomes na LAN
-
Boa tarde senhores.
Sou administrador de uma pequena rede rodando o pfSense 2.1 na built de 22/04 e venho percebendo que de alguns em alguns dias a conectividade na LAN perde a resolução de nomes. Funciona muito bem por algum tempo e do nada para de resolver.
Alguns pontos a serem considerados:
1° Utilizo os servidores DNS do ISP e do Google.
2° Utilizo DDNS para o acesso.
3° Nos logs do sistema aparentemente não há nada anormal, só o aviso "create a /etc/resolv.conf" avisando que por algum motivo ele está recriando o arquivo onde os servidores DNS estão setados. Já verifiquei o arquivos e os endereços dos servidores estão lá.Não sei mais o que fazer, a NIC continua funcionando, servindo endereços IP (DHCP Server) e respondendo a solicitações internas, mas do nada para.
Alguma idéia para ajudar o amigo? :-\
Muito obrigado pela atenção.
Waldir Luz
-
Olá!
O que exatamente para de funcionar? O DNS ou o DHCP?
Quem é o DNS primário dos computadores?
-
LFCavalcanti,
O que para de funcionar é a resolução de nomes na interface Lan do Firewall.
Tento fazer um teste de conectividade (ping) e não consegue resolver, quando faço um teste direto no IP à conexão normalmente.
-
Olá!
Você precisa atribuir um servidor DNS na interface LAN. Se você está usando o próprio PFSense para isso, verifique as configurações do DNS Forwarder.
Se você possui dominio (Active Directory ou Samba), use o controlador de dominio como seu DNS.