Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squid 3.3.10 para pfsense 2.0 e 2.1 com filtro de SSL/HTTPS

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    593 Posts 129 Posters 386.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • rogercwbR
      rogercwb
      last edited by

@marcosjost:

Seu Default access [all] no Commom ACL do squidguard nao esta como deny ?

Esta como ALL, to achando muito estranho pq vários sites funcionam é um ou outro que ele bloqueia mesmo sem ter regras para isso.

Agora fiz um outro teste e descobri que o facebook esta sendo bloqueado mesmo quando eu desativo a regra de bloqueio ou mudo o horário que ele deveria ser bloqueado, vou fazer mais testes.

–--------------

EDIT (SOLUCIONADO):

Era algum bug, hoje eu fui olhar e tinha uma atualização do PKG do squid3-dev da versão 2.2.5 para a 2.2.6 mandei atualizar e agora esta funcionando os sites http que ele bloqueava as vezes, mesmo sem ter regras para isso.

Só a questão da regra de bloqueio do Facebook que mesmo depois de eu desativar e dar um Apply continua bloqueando, mas acredito que seja alguma coisa do cache ainda não descobri como limpar o cache do squid para testar.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        juninhoandrade
        last edited by

Alguém com solução para Smartphone? alem da DMZ?

• G
          giaco
          last edited by

@VoiD_Junior:

Alguém com solução para Smartphone? alem da DMZ?

No Android 4.4.2 fiz o seguinte:
          Importei o CA nas opções de segurança. Dessa forma o Chrome funcionou ao acessar HTTPS.
          O Firefox usa um repositório interno de certificados, por isso usei o complemento CACert (https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/cacert-root-certificate/?src=search) que importa os certificados do Android para o Firefox.

Havia funcionado, mas instalei o pfSense do zero e agora não funciona mais :(

Corrigido: eu havia marcado a opção Certificate adapt. Ela deve ficar desmarcada. Para desmarcar a opção basta manter a tecla CRTL pressionada e clicar na opção. Assim funciona perfeitamente no Firefox e no Chrome.

Também percebi que o Squid precisa estar transparente para o Captive Portal funcionar. Não funciona se eu configurar manualmente o proxy?

• J
            joaonetojocum
            last edited by

Bom dia pessoal,

Primeiro que dar aos parabéns ao Marcelo, pelo bom material.

Mas estou tendo apenas dois problemas:

1 - Na minha rede tenho dois links de Internet e duas redes LANs. Sendo defini na regra de saída de cada interface LAN para que cada uma saia por um Link diferente, gerando um Load Balancer.
            O problema é que o filtro do squid está operando acima destas regras de saída fazendo com que as requisições HTTP/HTTPs saim sempre pelo Link Default. Imagens abaixo.

2 - O Google Chrome não consegue operar com o filtro SSL ativado, mesmo com o certificado importado.

Se puderem gostaria de ajuda para solucionar, principalmente o primeiro problema, pois este Load Balancer é muito importante para minha rede.

• rogercwbR
              rogercwb
              last edited by

Blz Pessoal!

Aconteceu algo muito estranho, estava testando o Squid3-dev + SquidGuard3-dev e estava funcionando, mas hoje eu vi que a Blacklist não havia sido carregado e mandei atualizar só q depois da atualização o SquidGuard3-dev não inicia mais o serviço.

No log aparece esse erro:

php: /pkg_edit.php: The command '/usr/pbi/squid-amd64/sbin/squid -k reconfigure -f /usr/pbi/squid-amd64/etc/squid/squid.conf' returned exit code '1', the output was 'squid: ERROR: No running copy'

O serviço do Squid esta rodando, só consigo acesso a internet se desabilito o Transparent HTTP proxy.

PS.: já tenho os comandos always_direct allow all e ssl_bump server-first all no Custom ACLS.

Alguém mais esta tendo esse problema?

EDIT: estou começando a acreditar que o problema seja pq atualizei o pfSense para a versão 2.1.4, pois reinstalei tudo do zero e tanto o squid3-dev como o squidguard3-dev não conseguem mais iniciar.

• L
                lopemede
                last edited by

estou tendo um problema parecido com o do rogercwb

php: swapstate_check.php: The command '/usr/pbi/squid-i386/sbin/squid -k kill -f /usr/pbi/squid-i386/etc/squid/squid.conf' returned exit code '1', the output was 'squid: ERROR: No running copy'

em seguida

Jul 3 08:19:24 php: rc.filter_configure_sync: SQUID is installed but not started. Not installing "filter" rules.
                Jul 3 08:19:24 php: rc.filter_configure_sync: SQUID is installed but not started. Not installing "pfearly" rules.
                Jul 3 08:19:23 php: rc.filter_configure_sync: SQUID is installed but not started. Not installing "nat" rules.

ao verificar o meu SQUID esta parado, e eu tendo que ir a tela de configurações e clicar em SALVAR, volta a funcionar perfeitamente. Utilizo o Squid com Squidguard+SSL, notei que existe uma tarefa no cron rodando todo dia as 00:00:00

/usr/local/pkg/swapstate_check.php clean; /usr/pbi/squid-i386/sbin/squid -k rotate -f /usr/pbi/squid-i386/etc/squid/squid.conf

e percebo que ao rodar a tarefa geram os erros acima e para meu SQUID, ja tentei várias dicas em tópicos com problemas parecidos mas sem sucesso…

se alguém tiver uma dica agradeço!

• G
                  gustavorocha
                  last edited by

Bom dia Pessoal do fórum e Marcelo!
                  Tudo bem?

Marcelo,
                  Sou novato no forum porem ja acompanho seu trabalho fazem algumas semanas. Antes de mais nada, OBRIGADO pelo que já fez aqui! =)
                  Excelente trabalho!

Mas vamos lá. Adianto que sou um cara que conhece razoavelmente bem sobre TCP/IP.
                  Meu intuito aqui é somente entender o comportamento do pfsense, pois esta sim é uma ferramenta mais nova para mim. Porém, se mostrou muito confiável.

Bom, configurei meu FW com Squid+Squiguard com filtro de SSL de forma transparente. Funcionando perfeitamente bem.
                  Instalei as libs adicionais solicitadas, adicionei as famosas linhas na "Custom ACLS", e instalei o certificado nas estações para evitar o erro no navegador. Versões: pfsense (2.1.3-RELEASE (amd64), Squid3-dev (3.3.10 pkg 2.2.6) e Squidguard-squid3 (1.4_4 pkg v.1.9.5).

Meu problema é que não consigo BYPASSAR o Dropbox nessa história. Fiz regra no firewall liberando todos os CIDR do Dropbox que peguei aqui
                  (http://bgp.he.net/search?search[search]=dropbox&commit=Search).
                  Não funcionou.

Após peguei esta mesma lista e coloquei nas configs do "Proxy Server". Funcionou parcial. O dropbox oscila sincronizando e depois dá erro.
                  Enfim, gostaria de saber como devo contornar essa situação. Se tiveres uma luz me passe!! rsrs
                  Obrigado!
                  Estou às ordens!  =)

Gustavo

• T
                    thezzari
                    last edited by

Olá, estou com problema de certificado quando ativo o https no proxy server.
                    Fiz tudo certinho umas 10 vezes pra garantir.
                    Mesmo criando o certificado em CA e depois em certificado server, baixo o CA instalo na raiz confiavel limpo os cookies mas não da certo.
                    Ao tentar abrir qualquer site HTTPS da erro de certificado mas o ip do firewall exibi como confiavel.
                    Oque poderia ser?

Segue os print.

• machadomallM
                      machadomall
                      last edited by

Olá tehzzari,
                      Você viu esse tópico?

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=62263.msg409514#msg409514

Coloque estas acl no campo Custom ACLS (Before_Auth), no squid3 - Custom Settings

always_direct allow all
                      ssl_bump server-first all

Talvez seja isso.

At.

Márcio Machado
                      Analista de Suporte Técnico
                      Brasília-DF

• T
                        thezzari
                        last edited by

@Márcio:

Olá tehzzari,
                        Você viu esse tópico?

Coloque estas acl no campo Custom ACLS (Before_Auth), no squid3 - Custom Settings

always_direct allow all

Talvez seja isso.

At.

Obrigado Márcio só faltou funcionar o gmail sera que tem solução?
                        Adicionar na White list resolve?

• J
                          juninhoandrade
                          last edited by

@thezzari:

@Márcio:

Olá tehzzari,
                          Você viu esse tópico?

always_direct allow all

Talvez seja isso.

At.

Obrigado Márcio só faltou funcionar o gmail sera que tem solução?
                          Adicionar na White list resolve?

Manipulação de White List e Black faz toda pelo squidguard.

• M
                            mateus0032
                            last edited by

thezzari… depois de tudo isso tente limpar o histórico de navegação completo tudo... o gmail tem esses piseiros mesmo... falow

• L
                              leandro.cs
                              last edited by

Bom dia Marcelo,

Fiz o passo a passo correto e está funcionando.

Tenho apenas um problema: Mesmo após importar o certificado gerado no pfSense nos navegadores, sempre que tento acessar uma url que utiliza protocolo https, aparece o aviso de certificado não confiável.

O que pode estar ocorrendo?

Parabens pelo post!

Att,
                              Leandro

• M
                                mateus0032
                                last edited by

Isso acontece com todos navegadores ? ser for o mozilla deverá ser importado internamente por dentro dele mesmo….  ???

• J
                                  juninhoandrade
                                  last edited by

Estou tendo problema com alguns sites em HTTPS

Está dando erro de certificado.

• L
                                    leandro.cs
                                    last edited by

Olá pessoal,

Comigo ocorre a mensagem de certificado não confiável em todos os navegadores (Firefox, Chrome e I.E)

Importei o certificado em ambos e coloquei dentro de certificados confiáveis.

Detalhe > Utilizo 2.1.4-RELEASE  (amd64) mas utilizei os arquivos específicos conforme plataforma.

Alguém conseguio solucionar este problema?

Desde já agradeço por todos que postaram a respeito!

Att,

Att,
                                    Leandro

• J
                                      juninhoandrade
                                      last edited by

pode ser o algoritmo de criptografia do certificado que pode da incompatibilidade com alguns sites.

• H
                                        holiveira
                                        last edited by

Alguma maneira de mostrar pagina de erro para as páginas https ?

• J
                                          juninhoandrade
                                          last edited by

@holiveira:

diz que o certificado está incorreto e blah blah.. eu tenho só no trabalho, hoje é feriado aqui !

• H
                                            holiveira
                                            last edited by

@JuniorAndrade:

@holiveira:

diz que o certificado está incorreto e blah blah.. eu tenho só no trabalho, hoje é feriado aqui !

Isso mesmo, quando puder, poste aqui blz ?

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.