Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squid 3.3.10 para pfsense 2.0 e 2.1 com filtro de SSL/HTTPS

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    593 Posts 129 Posters 359.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • marcellocM
      marcelloc
      last edited by

@josafar:

Marcelloc ainda precisar preencher before auth ??

De configuração de patch, nada. Para alguns métodos de autenticação e acls personalizadas sim.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        josafar
        last edited by

marcelooc vc poderia fazer algumas explicaçoes para ssl baseada nas versoes 2.2.2

os procedimentos que mudaram por favor

• marcellocM
          marcelloc
          last edited by

@josafar:

marcelooc vc poderia fazer algumas explicaçoes para ssl baseada nas versoes 2.2.2

Simples:

• Instale o pacote

• Crie o certificado CA

• Habilite o serviço

• Instale o certificado nas estações / navegadores

• Use

• G
            gilles.villeneuve
            last edited by

Olá Marcelo, boa tarde.
            Fiz exatamente esse procedimento mas não rolou, o pacote é o squid3?
            Fica com Deus.
            Att.,

• marcellocM
              marcelloc
              last edited by

@gilles.villeneuve:

o pacote é o squid3?

Na 2.2 sim, na 2.1 é o squid3-dev.

• E
                Erfur
                last edited by

Basta criar alias para o endereço do google.com.br e gmail.com e colocar no bypass que para de dar erro de certificado no google chrome.

• M
                  manzke89
                  last edited by

Ola estou usando pfSense 2.2.4 com squid3 e filtro ssl, estou tendo problemas com o skype, demora no envio e recebimeno de mensagens, principalmente em conversa em grupo.. alguem com o mesmo problema?

• A
                    alandnc
                    last edited by

Bom dia pessoal,

Estou com uma dificuldade ma configuração,  a aba de configuração do squid não salva as marcações. Alguém sabe oque é?

• E
                      etecsa
                      last edited by

Boa tarde a todos.

Estou com a versão pfsense 2.2.4, squid 0.3.8, squidguard 1.9.15, proxy transparente, certificado gerado e instalados nas máquinas dos usuários, tudo ok, menos:

Google Drive, DropBox e Windows Update, os quais não funcionam nas máquinas dos usuários.

Depois de tanto pesquisar, nestes quase 2 meses (inclusive verifiquei aqui no forum que tem outros camaradas enfrentando o mesmo problema),  cheguei a conclusão de que o problema não está nas regras do firewall e nem no squidguard, mas no Squid. Quando o desativei hoje, os programas acima funcionaram normalmente.

Por gentileza, alguém conseguiu encontrar uma solução para este problema?

Desde já agradeço!

Rangel

• T
                        tomaswaldow
                        last edited by

O que sei tem sido feito é colocar esses domínios para não passar pelo proxy, o que ao meu ver é um problema.

Prefiro usar proxy ativo.

Tomas @ 2W Consultoria

• G
                          guitarcleiton
                          last edited by

@etecsa:

Boa tarde a todos.

Estou com a versão pfsense 2.2.4, squid 0.3.8, squidguard 1.9.15, proxy transparente, certificado gerado e instalados nas máquinas dos usuários, tudo ok, menos:

Google Drive, DropBox e Windows Update, os quais não funcionam nas máquinas dos usuários.

Depois de tanto pesquisar, nestes quase 2 meses (inclusive verifiquei aqui no forum que tem outros camaradas enfrentando o mesmo problema),  cheguei a conclusão de que o problema não está nas regras do firewall e nem no squidguard, mas no Squid. Quando o desativei hoje, os programas acima funcionaram normalmente.

Por gentileza, alguém conseguiu encontrar uma solução para este problema?

Desde já agradeço!

Rangel

Google Drive, DropBox e ambos tem configuração de proxy, é só ir nos softwares e informar os dados de seu firewall
                          Windows Update é só colocar as url na whitelist

download.windowsupdate.com
                          Update.Microsoft.com
                          windowsupdate.com
                          download.Microsoft.com
                          windowsupdate.Microsoft.com
                          NtServicePack.Microsoft.com
                          wustat.Windows.com

att.

Analista de Sistemas
                          Bacharel em Sistemas de Informação

https://cleiton.tech.blog/

• R
                            RafaellFreitas
                            last edited by

Galera boa tarde, já li este tópico de ponta a ponta mas não consigo fazer o squid funcionar de forma transparente, ao habilitar a função ele para de navegar. Estou confuso de tanta informação que li durante essa semana de busca pra este problema.
                            O que preciso é que de maneira totalmente transparente pro usuário verificar as urls navegadas (http / https), a rede é aberta e não tenho controle sobre os dispositivos dos clientes.
                            Tentei inclusive utilizar wpad / pac mas não funcionou direito (Celulares com android não recebem a conexão).

Imagino que o proxy transparente seja a melhor opção. Se alguém puder dar um pequeno passo a passo de como proceder.

Estou utilizando:
                            PFSense 2.2.4-RELEASE (amd64)
                            squid3 package 0.4.1.1

Preciso adicionar alguma regra de redirecionamento no firewall (NAT) ?

Obrigado.

• M
                              maximilian Bruno
                              last edited by

venho aqui deixar meu muito obrigado ao marcelloc, e ao jão rocha neto pela video aula, e todos os colaboradores é claro…. sem voces não teria conseguido..

segue esta video aula, é exatamente sobre este topico.... depois de umas 3 semanas quebrando a cabeça deu certo...

https://www.youtube.com/watch?v=neXcYtFDRLA

não consegui usar elias para deixar determinado ip liberado, mas, se adicionar o ip individualmente libera ele tranquilamente no bypass proxy source..... maquinas que acessam banco programas da caixa e outras conexões seguras, eu estou deixando liberado(no bypass proxy)

unica coisa diferente da video aula e das instruções do forum que fiz foi:
                              na configuração do https/ssl intercept - na opção remote cert cheks, marque as duas opções ("accept remote server certificate erros" e "do not verify remote certificate")...... no de baixo, CERTIFICATE ADAPT: NÂO MARQUE NADA. NENHUM!
                              se eu entendi corretamente, a primeira opção é sobre aceitar certificados externos (bancos, receita, caixa, notafiscal,etc.), por tanto deixei habilitado aceitar certificado com erro e nao verificar certificados remotos (neste ponto acho que certificado remoto é o certificado do servidor da caixa por exemplo.) a segunda opção entendi como sendo um gerenciador local de certificados... o que para qualquer conexão segura, teria o mesmo comportamento de uma violação de segurança, acredito que se habilitar qualquer uma das tres opções no campo de certificate adapt,, voce estara habilitando a interceptação do certificado (da caixa, do gmail, dos bancos) o certificado precisa de uma conexão direta à estação, acredito que essa configuração gerou muitos dos erros que vi acima, aqui pra mim, foi desabilitar essas opções que corrigiu o erro ao acessar gmail.

mesmo quando fizer alteração no proxy server, vá no proxy filter e clique em apply..... sempre faça a limpeza do cache do navegador perdi muito tempo por não faze-lo. fiz tudo certo e nao funcionou, agora, tranquilo, com tudo funcionando, acredito que muitos dos meus testes nao funcionaram por nao limpar cache do navegador.

primeira vez que instalo o pfsense, foi uma experiencia muito boa, ja to planejando a proxima implementação.
                              obrigado a todos!
                              PROJETOS FUTUROS ( colocar multi wan, criar dois escopos no dhcp, 192.168.10.3-192.168.10.99 (dhcp) e 192.168.10.100-192.168.10.252(dhcp, não aceitar maquina que nao tenha sido cadastrada pelo mac) e por fim, negar o trafego de um escopo para o outro.... 10.3-10.99 não conversar com escopo 10.100-10.252 ..... é possivel? ou to querendo demais? a ideia é na mesma estrutura fisica, aceitar conexoes (10.3-10.99) sem acesso as maq da empresa e o servidor, e quando criar a reserva de ip pelo mac, ela passe a fazer parte do escopo interno(10.100-10.252) e ae sim acessar servidor e as demais maquinas do meu parque.
                              sobre o finalzinho ae, se tiverem uma horientação vou atraz do resto. obrigado

• M
                                maximilian Bruno
                                last edited by

@alandnc:

Bom dia pessoal,

Estou com uma dificuldade ma configuração,  a aba de configuração do squid não salva as marcações. Alguém sabe oque é?

tenta tirar espaços acentos, ou algum valor invalido para o campo, passei por isso, não lembro onde mas enquanto nao tirei o espaco do nome nao salvou… tava fazendo "ip diretoria" e nao salvava coloquei "ipDIRETORIA" ele salvou

• E
                                  elizeufreitas
                                  last edited by

Olá Pessoal…

Depois de muitos testes e tentativas, até que consegui fazer funcionar o bloqueio de HTTPS via certificado. Porém, necessito desse bloqueio funcionando também em celulares, e esse foi o motivo que tive para desistir dessa interceptação.

Minha última e talvez única alternativa, será a dica do Roney que pode ser vista no post https://forum.pfsense.org/index.php?topic=63412.0

Alguém já testou ela na versão 2.2.4 ?

• danilosv.03D
                                    danilosv.03
                                    last edited by

Forever up!

:)
                                    |E-mail: danilosv.03@gmail.com
                                    |Skype: danilosv.03

• A
                                      alanbraw
                                      last edited by

Alguém conseguiu fazer bloqueios https no celulares? com certificado?

• E
                                        elizeufreitas
                                        last edited by

Olá Alan..

Então, eu até consegui, depois de muita insistência com o Android deu certo, porém, não é viável, pois sempre vai aparecer notificações para o usuário do celular.

Ex: Seu celular pode conter vírus, Seus dados podem estar comprometidos, Sua navegação está sendo monitorada e muitos outros.

E pra piorar, aparece a opção de corrigir esse problema, basta tocar nela, e Puf, certificado excluído.

:(

• L
                                          Luis Cyriaco
                                          last edited by

Boa tarde, eu preciso de ajuda

Para  baixar as bibliotecas pelo Shell, atraves de um tutorial cheguei até esse blog, mais não sei como se faz para
                                          dar o  comando pelo shell para baixar essa biblioteca.
                                          Será que alguém poderia me fazer  uma explicação de como se faz.
                                          Sou iniciante.

Grato

• T
                                            tomaswaldow
                                            last edited by

Olha, no Squid3 não precisa fazer mais isso, só instalar e configurar via interface.

Tomas @ 2W Consultoria

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.