Vlan ou Multiplas subnets na mesma rede
-
Bom Dia Amigos estou tendo dificuldades em criar uma vlan em minha rede ou Multiplas Subnets hoje tenho 3 placas de rede sendo 2 wan e 1 placa para minha rede local com DHCP e proxy transparente para minha rede
REDE 1 Interna com ip 192.168.0.1 com DHCP liberando ip do 192.168.0.100 ou 192.168.0.254 proxy transparente
REDE 2 Wan com um link dedicado da Embratel recebendo internet e fasendo MULTGATEWAY
REDE 3 Wan com um link de radio dedicado recebendo internet e faseando MULTGATEWAYBom estou implantando uma central PABX com IP e gostaria de criar uma rede separada para os telefones pois minha rede ja esta dando quase os 150 ips do DHCP o problmea e que essa nova rede tem inchegar minha rede que ja existe exemplo
REde local 192.168.0.1 computadores
Nova rede Para telefonia 192.168.20.1 Telefones IP
O problema e que minha rede 192.168.0.x tem que pingar a nova rede 192.168.20.x ja procurei na internet aqui no forum e nao encontrei nenhum tutorial detalhado se aguem poder me ajudar eu agradeceria muito obrigado amigos -
Seu switch tem suporte a vlan? é gerenciável?
-
Seu switch tem suporte a vlan? é gerenciável?
Sim tem suporte a vlan mais eu nao consegui criar uma vlan nele uso um swit Dell Powerconect 6248 ja liguei ate para suporte da Dell para tentar criar as vlan mais para a Dell tudo e implantação e querem cobrar por qualquer informação ate mesmo para criação de vlan procurei na internet mais nao achei muita coisa para criação de vlan nesse swit
-
Você precisa criar vlans sem roteamento e depois associar as mesmas vlans na porta que o pfsense será ligado bem como criar as mesmas vlans na interface de rede do pfsense.
Como diga adicional, na porta do pfsense, configure apenas vlans TAG na interface. No switch em alguns fabricantes é melhor deixar a porta como trunk.Este link mostra a criação de uma vlan com roteamento, veja se já excutou os passos antes de routing
http://www.plaintutorials.com/create-a-new-routing-vlan-for-dell-powerconnect-6248-switch/
achei no google ;)