[resolvido] PFSense travando



  • Ola Senhores

    Iniciei no pfsense há pouco tempo, tinha poucos conhecimentos em firewall e resolvi estudar o pfsense.

    Estou com um problema, precisava do auxilio dos membros mais experientes para saber se isso realmente é um problema: Estou usando o PFS em uma VM, atraves do software oracle Virtual Box. Percebo que trava demais o sistema, diversas vezes trava na inicialização, algumas vezes preciso desligar a vm e dar o boot novamente, outras vezes so dar um ENTER que ele volta a responder e carregar os pacotes. O Mesmo vale na configuração, por diversas vezes faço alguma alteração na WEBGUI e mando salvar, o site fica instavel, o servidor para de responder os comandos ping e é necessário entrar novamente no servidor e dar um enter. quando o assunto é squid entao, parece q piora. As vezes tenho q dar enter pra atualizar o server 3 4 vezes, pois ele volta, responde a 2 ou 3 pings, e cai novamente. o webconfigurator continua travado, só voltando ao normal após varios "ENTER" no servidor.

    Tentei o procedimento desse excelente tutorial do amigo Daniel Herzer http://www.pfsense-br.org/blog/2012/09/1121/ , mas não deu certo, imagino que seja pq não esta completando corretamente a atualização do squid devido a instabilidade que descrevi.

    Alguem ja teve algum problema parecido? será que esse "problema" deve-se a maquina virtual. ou tambem ocorre instalado fisicamente?

    Grato



  • @gchieregatti:

    Alguém já teve algum problema parecido? será que esse "problema" deve-se a maquina virtual. ou também ocorre instalado fisicamente?

    Basicamente no seu ambiente virtual. Testo e desenvolvo basicamente em vms e raramente percebo este comportamento.

    Tenho também vários servidores físicos que ficam meses sem reboot.

    E antes que eu me esqueça, bem vindo ao fórum! :)



  • Valeu marcelo…
    to voltando tudo do zero. atualizei o virtual box pra ultima versão, exclui as vm's (pfs e wxp) e as criei novamente, exclui unidades de disco, tudo... vamos ver se melhora...

    há que se dizer que a minha maquina não é nenhuma oitava maravilha do mundo (Dual Core 2.5 ghz, 4gb dd2, W7 Profissional), contudo, acho que está de bom tamanho pra virtualizar um terminal pfsense e um wxp, to alocando 5giga de hd e 512 mb de ram pra cada. Não acho que o meu cenário seja dos piores... sei lá...



  • atualizando :

    Meu problema chamava- se : ORACLE VIRTUAL BOX. instalei e subi o pfsense no vmware e esta rodando legal!

    só não consegui fazer uma outra maquina do vmware windows xp pegar o ip por dhcp do meu servidor. Se seto obter automaticamente, ele pega um ip da mesma classe do "VMware Network Adapter", que aparece nos dispositivos de rede da minha maquina fisica. Se Seto um ip fixo (na classe do meu servidor), acesso corretamente a internet passando pelo squid, com todas as regras do meu servidor PFSense

    Tanto a placa de rede LAN do PFSense, quanto a placa de rede da vm wxp estão setadas como HOST ONLY, enqto q placa de rede WAN do PFSense esta setado como bridge e pegando um ip através do DHCP do meu roteador.

    Alguma luz do que eu faço agora ?



  • A configuração esta correta. Procure a opção de desabilitar o DHCP do vmware na host only.



  • show de bola marcelo !

    Nunca tinha trabalhado com o VMWare, ele é mais "chato" pra configurar, mas é infinitamente melhor q o Virtual Box…

    Problema resolvido, pode fechar o tópico.

    muito obrigado pelo auxilio