Usando o OPEN VPN

• Bom dia amigos gostaria de uma ajuda, possuo uma conexão VPN no pfsense que funciona perfeitamente, porém todas as vezes que conecto a vpn preciso fazer uma rota manual indicando a rede para o gw da vpn, já coloquei no arquivo da vpn porém não deu certo, abaixo o arquivo do open vpn.

abraços

ifconfig 10.10.0.1 10.10.0.2
    cipher AES-128-CBC
    dev tun
    proto udp
    resolv-retry infinite
    nobind
    persist-key
    persist-tun
    remote 100.300.10.100
    port 1194
    secret chave.key
    comp-lzo
    push "route 192.168.0.0 255.255.0.0 10.10.0.2"  (Essa linha que preciso digitar no DOS para criar a rota sempre)
    script-security 2
    verb 3

• Pelo que intendi, esse arquivo é do cliente, então essa diretiva "push" deveria estar no servidor, além do mais, não é preciso colocar á mão isso, basta no servidor colocar a rede remota e/ou local.
    Abraço.

• Perfeito Kelsen, esse arquivo e do cliente mesmo, então eu posso tirar a linha push?
    e colocar só no lado do server?
    No pfsense eu coloco lá o Tunel Network e Local Network, lá tem uma opção de Remote Network mais eu deixo em branco.

Vou tentar tirar e ve o que dá.

Obrigado pela resposta.

@kelsen:

Pelo que intendi, esse arquivo é do cliente, então essa diretiva "push" deveria estar no servidor, além do mais, não é preciso colocar á mão isso, basta no servidor colocar a rede remota e/ou local.
    Abraço.

• Isso, em Remote Network você coloca a rede do cliente se você quiser que os hosts do lado servidor acessem os hosts do lado cliente.

• brainner

Sua VPN tem mais de um remote (Cliente)?  Se na matriz tiver dois links e um cair ele conectará no outro?