Criacao de rede convidado Vlan
-
galera, pfsense instalado configurei minha wan com ip publico e tudo certo saindo pela internet normal, daí eu ativo a lan e crio uma vlan 100 chamada convidado, em seguida eu habilito o dhcp para lan. a partir daí eu perco gerencia. a ideia é para que entendam um router wireless conectado na lan quem tem vlan 100, distribuindo dhcp para os clientes, mas nao ta dando certo.
abracos..
-
galera, pfsense instalado configurei minha wan com ip publico e tudo certo saindo pela internet normal, daí eu ativo a lan e crio uma vlan 100 chamada convidado, em seguida eu habilito o dhcp para lan. a partir daí eu perco gerencia. a ideia é para que entendam um router wireless conectado na lan quem tem vlan 100, distribuindo dhcp para os clientes, mas nao ta dando certo.
abracos..
bom amigo.. o que eu fiz aqui no meu o seguinte..
obs: pfsense instalado no xenserver ou seja criei as vlans no xen tbm pra poder add na vm do pfsense
pfsense com wan -lan -vlan10 -vlan20 - vlan30 ok
habilitei os dhcp normal para eles
fui no switch e tagged na porta do firewall as vlans que eu quero mas antes criei vlans_id no switch
depois fui nas portas onde quis q passasse as vlans e tagged tbm. pois tenho Aps Unifi entao la no controller dos aps.. criei as redes com suas respectivias vlans.. e blz.. tudo certo
AGORA - seguinte esse foi o cenario e o que eu fiz.