Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[Resolvido] PFSENSE Não entrega IP corretamente

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    9 Posts 4 Posters 6.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • S Offline
      sidneydibbern
      last edited by

Boa tarde amigos, esse é meu primeiro post no fórum, e sou usuário novo com o pfsense, então vamos com calma. rsrs

Seguinte, comecei a trabalhar em uma empresa recentemente, e eles utilizam o firewall pfsense 2.0.1-RELEASE

Até aí tudo bem, tem 2 WAN (um link da embratel e outro de reserva caso fique sem sinal o da embratel), e uma LAN.

No pfsense está configurado:

Subnet: 192.168.10.0
      Subnet mask: 255.255.255.0
      Avaible Range: 192.168.10.1 - 192.168.10.254
      Range: 192.168.10.100 to 192.168.10.199
      DNS: 192.168.10.254
      GW: 192.168.10.254

Ou seja, tanto pelo cabo quanto pela wireless, ao conectar algum pc ou dispositivo movel, eu recebia um IP aleatório entre 100 e 199, e recebia o DNS e GW, portanto eu conectava normal na rede e navegava na internet.
      E caso eu definisse um IP fixo também funcionava tudo normal.

Do nada, a rede DHCP não funciona mais, ele pega um IP, porém não pega DNS e nem GW, portanto conecto apenas na rede, porém sem acesso a internet.

Mas se eu definir um IP FIXO eu navego normal.

Ja reiniciei o firewall e o problema persiste.

Alguem pode ajudar?

Detalhe: no LAN, está habilitado: "Enable DHCP server on LAN interface"
      e desabilitado: "Deny unknown clients"

Obrigado

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J Offline
        johnnybe
        last edited by

Quantos clientes existem normalmente na sua rede, entre dispositivos móveis e PCs? Será que não esgotou a range de DHCP permitida que, segundo suas informações, inicia em 192.168.10.100 e termina 192.168.10.199?
        Lembre-se que existe a configuração de lease time no DHCP server. Por default, cada estação que recebe IP pelo DHCP, pode ter o tempo máximo de 86400 segundos, o que corresponde a 24 horas. Ou mínimo de 7200 segundos = 2 horas. Estas configurações estão em default ou foram alteradas?

you would not believe the view up here

• S Offline
          sidneydibbern
          last edited by

Contando por cima, deve ter umas 70 máquinas, todas com ip static e definidas com dns, gw e mascara de rede, funcionando perfeitamente…

Então creio que não esgotou o range..

As configurações de lease time estão desabilitadas, ou seja, padrão, não foram alteradas.

• JackLJ Offline
            JackL
            last edited by

Tens certeza que não ligou recentemente qualquer outro ativo de rede ou outro servidor, na sua rede local, que também está com o serviço de DHCP Server startado?

O que você tem nos logs do DHCP no pfSense?

Abraços!
            Jack

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com
            Soluções: https://conexti.com.br

• marcellocM Offline
              marcelloc
              last edited by

Já olhou o log do pfsense?

Seus IPS estáticos estão fora da faixa de lease?

Help a community developer! ;D

• S Offline
                sidneydibbern
                last edited by

Fiz o seguinte, habilitei o wifi do meu cel e tentei conectar na rede wireless (o roteador esta com o dhcp desativado, ou seja, o pfsense que está .entregando os ips), e o. mac address do cel não está na lista do dhcp server, ou seja, não tem um IP definido, recebe um IP aleatório a cada conexão….

Portanto eu recebi o IP 192.168.10.10, e não navego na internet, apenas na intranet.

Nos logs do firewall, vi essa mensagem..

dhcpd: DHCPREQUEST for 192.168.10.10 (192.168.10.2) from 88:30:8a:73:29:55 via em0: unknown lease 192.168.10.10.

Esta é referente a da tentativa de conexão do meu cel, vou postar algumas outras..

Jun 27 14:25:09 dhcpd: Abandoning IP address 192.168.10.146: pinged before offer
                Jun 27 14:25:09 dhcpd: ICMP Echo reply while lease 192.168.10.146 valid.
                Jun 27 14:25:09 dhcpd: DHCPDISCOVER from 88:30:8a:73:29:55 via em0
                Jun 27 14:25:07 dhcpd: DHCPREQUEST for 0.0.0.0 from 88:30:8a:73:29:55 via em0: unknown lease 0.0.0.0.
                Jun 27 14:25:06 dhcpd: DHCPREQUEST for 192.168.10.29 from 88:30:8a:73:29:55 via em0: unknown lease 192.168.10.29.
                Jun 27 14:24:51 dhcpd: Sending on Socket/fallback/fallback-net
                Jun 27 14:24:51 dhcpd: Sending on BPF/em0/00:18:71:ea:6f:9b/192.168.10.0/24
                Jun 27 14:24:51 dhcpd: Listening on BPF/em0/00:18:71:ea:6f:9b/192.168.10.0/24
                Jun 27 14:24:51 dhcpd: Wrote 97 leases to leases file.
                Jun 27 14:24:51 dhcpd: Wrote 0 new dynamic host decls to leases file.
                Jun 27 14:24:51 dhcpd: Wrote 0 deleted host decls to leases file.
                Jun 27 14:24:51 dhcpd: For info, please visit https://www.isc.org/software/dhcp/
                Jun 27 14:24:51 dhcpd: All rights reserved.

Tenho certeza que não foi ligado nenhum outro servidor ou algo com o dhcp server startado..

• S Offline
                  sidneydibbern
                  last edited by

ACHEI O PROBLEMA.

Realmente era outro servidor com o serviço DHCP Server startado, parei o serviço e desabilitei pois este servidor não necessidade desse serviço.

Tudo voltou ao normal, tanto wireless como wired, as máquinas voltaram a receber um IP entre 100 e 199 com o DNS e GW para navegarem tanto na rede como na internet.

MUITO OBRIGADO a todos pela ajuda…. Realmente esse forum salvou minha vida. rsrsrs

• J Offline
                    johnnybe
                    last edited by

sidneydibbern,

Será que você poderia editar o tópico e colocar [resolvido]?

you would not believe the view up here

• JackLJ Offline
                      JackL
                      last edited by

@sidneydibbern:

Realmente era outro servidor com o serviço DHCP Server startado, parei o serviço e desabilitei pois este servidor não necessidade desse serviço.
                      Realmente esse forum salvou minha vida. rsrsrs

:D

Soluções: https://conexti.com.br

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.