Criar um unico IP para 2 links
-
Pessoal estou precisando de uma ajuda.
Possuo uma aplicação externa que se comunica com meu servidor interno apenas por IP.
O problema é o seguinte quando cai meu link perco a comunicação com a aplicação na rua, pois o endereço so pode ser atribuido por um unico IP e não pode por nome.
A duvida é teria como criar um IP virtual no Firewall para colocar ele para falar com a aplicação na rua quando um link cair e o outro assumir mesmo mudando de endereço ele continua a falar com o IP virtual.
-
Ninguém pode da essa ajuda para o amigo?
-
Boa noite.
Sua pergunta esta um pouco confusa… Você tem uma aplicação externa... até aí ok. Você tem quantos links de internet disponíveis no seu pfsense? Pois se houver um só, quando cair você fica sem comunicação nenhuma com a internet...
Detalhe melhor o ambiente para que os profissionais aqui possam te ajudar melhor.
-
Vamos lá
tenho 2 links…
duas portas wan no meu pfsense
wan 1
wan 2minha aplicação externa so deixa eu colocar apenas um ip no caso o ip da wan 1, o problema e quando o link que esta na wan 1 cai as aplicações externas caem também pois não posso atribuir mais de IP nela...
o que eu queria e saber se o pfsense deixa eu criar um IP virtual que fale com os dois link de internet... por que ai eu coloco o ip virtual na aplicação externa e quando cai um dos dois links não terá problema pois as aplicações estão apontando o ip vitual
-
Boa noite.
Posso estar enganado analisando sua ideia penso que não é possivel.
Pois para isso você terá que ter um IP virtual que seja valido na web. E este IP virtual valido existe um roteador responsável por rotear o trafego para ele.
Então se você utilizar um ip virtual valido você tera que defenri quem e o seu gw default não tendo maneira de defenir 2 gw para o mesmo IP virtual valido.
Como informei posso estar enganado mas não vejo uma alternativa para isso.
A unica maneira que vejo como fazer isso seria via dns onde um seria o master e o outro o slave, ambos com utilizando um ip para cada.
Sua aplicação iria conectar um endereço de dns. -
Esse é o problema, a aplicação não deixa colocar por nome só por IP.
-
tem um IP fixo válido na internet?
se seus IPs forem dinâmicos, não tem como
-
são 2 ip validos
-
dependendo da aplicação, mesmo tendo um IP virtual, provavelmente, durante a queda de 1 dos links, aqueles clientes que estivessem conectados neste cairiam, pois, normalmente, através de sockets, as conexões são fechadas (mesmo se fosse UDP o protocolo utilizado no software, dificilmente creio que isso foi tratado na implementação do código do software, essa troca de IP).
o mais fácil, ao invés de mecher em gateways e demais dispositivos de rede, seria criar um aplicativo proxy e instalar nos dispositivos. assim os clientes se conectariam em uma porta local e esse proxy se encarregaria de encaminhar ao IP válido externo funcional.
-
Na minha opinião está tudo bastante confuso. Eu acredito que isso seja porque ninguém está sabendo expor de maneira clara a questão. :)
Mesmo assim e ainda, justamente por falta de clareza, será que um failover na wan, configuração de dyndns e nat para o IP deste servidor não resolveria o problema? Talvez uma VPN aqui ajude, também?
Se isso que coloquei acima não ajudar de forma alguma, então tudo que posso fazer é pedir ao leandro-mattos: Seja mais específico e claro naquilo que precisa. Talvez isso chame mais a atenção de outros membros que vejam algum detalhe que escapou até agora. :)